Colaboração: IIr:. Ricardo - PY8RLM e Ir Orlando - PT2OP
Amigos,
A JARL veiculou em seu boletim a visita que fiz, como Diretor Executivo da LABRE, à Japan Amateur Radio League, em Tokyo, no dia 14 de abril.
Agradeço aos amigos Yatsu, JA1TEL, pelo encaminhamento da notícia, e Kato, JA1WOE, pela companhia e a tradução simultânea da conversa.
Como diz o Yatsu, a notícia está em japonês, mas dá para ver meu nome e o indicativo PT2OP...
73
PT2OP
Amigos,
Em anexo a reportagem sobre a expedicao brasileira ao Western Kiribati em outubro-2012, que vem como reportagem de capa na revista "
The DX Magazine", uma das mais conceituadas publicacoes especializadas em DX do mundo, em sua edicao maio-junho 2013.
Nos dias 28 a 30 de junho a T30PY-T30SIX estara representada na abertura da Friedrichshafen Ham Radio 2013 (o maior encontro de radioamadorismo da Europa) pelo Fred, PY2XB, e por mim, PT2OP, em nome dos 10 colegas que participaram da maior e mais distante DXpedicao brasileira.
73
Orlando
PT2OP
Notícia 1:
Boletín EXTRA N° 107– 20 de Enero de 2010
Contiene Información importante y de ultimo momento
TERREMOTO DE HAITÍ
AIRU SOLCITA FRECUENCIAS LIBRES PARA TRAFICO DE EMERGENCIA.
7045 & 7265
3720 & 3977
14265
14300 IATN International Assistance Traffic Net
El Radio Club Dominicano (RCD) ha informado de lo siguiente en su página de Facebook:
Ya se ha instalado la estación de radioaficionado en la Embajada Dominicana en Haití. Puede contactarse desde la frontera utilizando el repetidor 146.880 -600 (CTCSS 100 Hz) y desde el resto de la República Dominicana usando el repetidor 146.970 -600 (CTCSS 100 Hz).
El repetidor 146.880 -600 (CTCSS 100 Hz) cubre Haití y toda la frontera.
El repetidor 146.970 -600 (CTCSS 100 Hz) cubre la República Dominicana y Puerto Rico.
Los dos repetidores están enlazados.
IMPORTANTE:
Se espera que dos radioaficionados FREDDY AZPURUA, YV5JF y WILLIAM FOURNEAU, YV5VE estén operando desde el día 20 de enero aproximadamente a las 19:30 UTC desde una base de operaciones situada a 5 Km al oeste de Puerto Príncipe (18,55 N – 72,33 W, Grid locator: FK38RW) en una acción coordinada entre el Radio Club Venezolano y la Dirección de Comunicaciones de la Fuerza Armada Bolivariana, en apoyo de las operaciones de ayuda humanitaria de Venezuela en Haití.
73 Reinaldo, YV5AMH
De Ultimo momento: a la hora 11 UTC de hoy hubo en Haiti un nuevo terremoto de intensidad 6.1
Notícia 2:
PRIMEIRO FAROL BRASILEIRO ANUNCIADO
Amigos,
Tenho o prazer de anunciar o primeiro farol brasileiro com operação confirmada no Final de Semana dos Faróis Sul-americanos, que acontecerá de 26 a 28 de fevereiro
É o Farol do Cabo Branco, na Paraíba, no ponto mais oriental do Brasil.
E tem participação escoteira. Uma equipe da LABRE Paraíba em conjunto com o B-P DX Group usará o indicativo ZV7C.
O manager é PR7JP, irmão escoteiro Jorge.
O Farol é válido para o Diploma Farois Brasileiros DFH com o código DFH PB-01 e para o programa de diplomas da ARLHS e para o Diploma Faros Sudamericanos (ambos) com o código ARLHS BRA-015.
Válido também para os diplomas escoteiros B-P Award (manager PR7JP) e Diploma Baden-Powell de Radioescotismo, manager PY2AA Labre-SP.
Quem sabe, se a UEB aceitar a sugestão de criar um diploma comemorativo aos 100 anos do Escotismo no Brasil poderá valer para esse diploma também.
73
Orlando:.
PT2OP
Outros Radioescoteiros já anunciaram que estão tratando da papelada para operações no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Aguardamos outros estados
------------------------------------------------
Sobre a RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores: veja os artigos 38 (Portaria 307) e 39 (Norma) no Assita & Reflita do Club 33
Radioamadorismo
O radioamadorismo é um hobby científico com diversas modalidades. O radioamador é a pessoa que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação, ora para comunicados e conversas informais bem como para concursos e competições nacionais e internacionais. Além dos "bate-papos" e contestes, o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos rincões, por exemplo, no interior da Amazônia ou da Savana Africana. Alguns dessas modalidades se utilizam do Código Fonético Internacional e o Código Q em sua comunicação que são muito utilizados por radioamadores no mundo inteiro em troca de informações e mensagens tanto em curta distâncias quanto em longas distâncias. Além dos operadores de estações amadoras de radiocomunicação, aqueles códigos são utilizados por serviços diversos, tanto civis quanto militares, profissionais e empresas de comunicações ou que utilizam a radiocomunicação como fator de contatos entre seus integrantes.
Modalidades de comunicação
São diversas as modalidades de transmissões no radioamadorismo, dentre elas: telegrafia ou CW, AM, SSB-USB/LSB, FM, FSK para os modos digitais: SSTV, RTTY, Packet (Acesso via internet+software+radio) Operação via satélite.
Outros
Existem no mundo muitos tipos de radioamadores, aqueles que procuram ter uma estação de radiocomunicação, de adquirir conhecimento em diversos ramos da ciência, pois, para se ter uma estação de rádio é necessário dominar diversos ramos do conhecimento tecnológico e científico, alguns são: a Eletricidade, a Eletrônica, a Mecânica, incluindo a Matemática e a Física em modo geral, para os aficcionados em comunicados a longa distância chamados de DX, destacam-se o conhecimento da Meteorologia, da Astronomia, além de conhecimentos de Geografia, dentre outros ramos do conhecimento. Muitos profissionais das mais diversas áreas nasceram a partir de estudos feitos no radioamadorismo.
A oportunidade de se comunicar com outros colegas radioamadores de todas as partes do mundo por meio de uma estação de rádio traz muitas alegrias, pois conhecemos pessoas de diversas culturas de muitos países.
O principal objetivo do radioamador é o aprimoramento de sua estação de rádio através da melhoria constante de seus equipamentos e antenas, o radioamador utiliza as ondas de rádio como meio de propagação de seus comunicados, bem como o estudo da propagação de ondas no espaço, a reflexão ionosférica, reflexão lunar, estudos do espectro de radiofreqüência em geral, aspectos geográficos em radiocomunicação.
Distribuídos por todo o mundo até 2004, haviam mais de 3 milhões, sendo 50 por cento nos Estados Unidos da América. Os radioamadores desempenham um serviço que a legislação internacional define como sendo de auto-aprendizagem, intercomunicações e pesquisas técnicas, realizadas por pessoas devidamente autorizadas, que se interessam pela radiotécnica com objetivos estritamente pessoais e sem interesse de lucros financeiros.
Contribuições dos radioamadores
No mundo, o radioamadorismo foi responsável pelo avanço de muitas tecnologias. Os radioamadores desenvolveram a base da radiocomunicação desde seu início, se não fosse as técnicas desenvolvidas pelos radioamadores a internet, por exemplo, não existiria, ou demoraria muito mais para ser desenvolvida. Outros avanços ocorreram graças ao radioamadorismo foram nas áreas da radiocomunicação, a telefonia celular, o Radar, o sistema de transmissão de dados via microondas e até mesmo o sistema de fornos de microondas.
Os sistemas de telefonia celular partem do mesmo princípio das estações repetidoras que são utilizadas pelos radioamadores, este sistema trabalha em duas frequências diferentes (600 kHz para a faixa de 2 metros), uma para recepção e outra para a transmissão, só que as estações que fazem esta função na faixa de radioamador utilizam uma freqüência por vez (sistema simplex) e as para telefonia celular utilizam duas ao mesmo tempo (sistema duplex ou full-duplex), uma para quem fala e outra para quem escuta. Obviamente que hoje as famosas ERBs (Estação Radio Base) de telefonia celular utilizam um sistema muito mais evoluído que o descrito, mas a essência do funcionamento é o mesmo.
Legislação
O Radioamador é a pessoa habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação de rádio, nas freqüências delimitadas no Brasil pela Anatel seguindo padrões mundias da UIT (União Internacional de Telecomunicações). Em tais freqüências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade.
Repetidoras
Uma repetidora é um sistema eletrônico que recebe sinais fracos e ou de baixa altitude e retrasmite de um local mais alto e ou com maior potência. Desta forma o sinal pode cobrir distâncias maiores sem perder a qualidade.
O termo repetidora se origina da telegrafia e se refere a um sistema eletro-mecânico usado para regenerar sinais telegraficos. O uso deste termo também é valido na comunicação telefônica e de dados.
Alguns Radioamadores famosos