"O recesso acabou", disse o novo primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, durante sua primeira reunião de gabinete neste sábado, que durou menos de duas horas.
O governo de Matteo Renzi foi empossado hoje pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano. A equipe de 16 ministros, metade mulheres, tem idade média de 47 anos, a mais jovem na história do país, conforme a agência de notícias Ansa.
O próprio Renzi, de 39 anos, é o primeiro-ministro mais novo da Itália, que se comprometeu com reformas econômicas e mudanças políticas. Ele assumiu a vaga de Enrico Letta, que foi forçado a deixar o cargo na semana passada em meio a críticas de uma ação lenta pelas reformas do país.
Entre os integrantes da gestão Renzi, aparecem Pier Carlo Padoan, economista-chefe da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ficou a cargo do ministério da Economia, Beatrice Lorezin, ministra da Saúde, e Maurizio Lupi, ministro dos Transportes e Infraestrutura - esses dois últimos provenientes do governo anterior.
Renzi vai submeter seu gabinete ao voto de confiança no Senado italiano na segunda-feira e na Câmara um dia depois.
Leia mais em: