Série Corporativa: Salões de beleza oferecem drinks e refeições junto com manicure.
Empresas se destacam com serviços e atendimentos diferentes. Champagne e refeições leves atraem clientes para os serviços tradicionais.
11/11/2012
Em busca de se destacar no bilionário mercado da beleza, empresas investem em serviços e atendimento diferenciado para atrair clientes. Entre as alternativas encontradas pelos empresários, há espaços combinando salão de beleza e bistrô e a oferta de drinks para os clientes tomarem enquanto fazem as unhas.

O salão das empresárias Agnes Cruz e Jack Cardoso, aberto há um ano em São Paulo, aposta em transformar a manicure em um momento de descontração. Ali, os clientes ganham drinks como coquetéis de frutas ou champagne enquanto cuidam das mãos.

A decoração do ambiente é inspirada em um bar e tem até cardápio para a escolha do serviço e do esmalte. “No começo, é um pouco difícil das pessoas captarem o que é um “nail bar”, o conceito, mas agora acho que já tá bem difundido”, diz a empresária Agnes Cruz.

Oferecer a manicure de forma mais rápida é outra alternativa encontrada pelos empresários para se diferenciar. Trazendo a ideia da Europa, eles exploram a pressa dos clientes e fazem as unhas de pé, no balcão, em 15 minutos.

Com rapidez, os clientes podem encontrar serviços simples como a esmaltação de uma cor, até mais completos como o polimento das unhas, hidratação de cutículas e as técnicas variadas com degradê e mistura de tons.

Entre os serviços que mais chamam a atenção estão as unhas estampadas, um trabalho que parece arte, mas depende de tecnologia para imprimir os desenhos nas unhas sobre uma base de esmalte. O salão também disponibiliza um tablet para que as clientes possam ver o resultado antes de escolher o tipo de serviço. Os preços dos serviços variam entre R$ 18 e R$ 70.

Este ano, as sócias Agnes e Jack esperam um faturamento de R$ 600 mil. “Já tem até análise de regiões, de lugares de expansão pra 2013”, diz a empresária Agnes Cruz. Segundo ela, o investimento para abrir o salão foi de R$ 200 mil.

Também apostando em praticidade e rapidez, um salão de beleza localizado na zona sul de São Paulo se transformou em "bistrô de beleza". O conceito integra salão e restaurante em um único espaço e oferece refeições leves e rápidas, sobremesas e bebidas, além dos esperados serviços de cabelo, unhas e maquiagem.

A ideia foi juntar os sonhos e aptidões das irmãs Luisa e Fernanda Guedes em um único negócio. Luisa queria abrir um bistrô e Fernanda já tinha experiência na área da beleza, as duas resolveram então apostar em um salão inovador.

“Na verdade, tem gente que veio aqui pelo bistrô e depois, “nossa, eu posso fazer a mão”. E a maioria veio, fez a mão e falou “nossa, eu já posso almoçar, eu já posso fazer happy com as minhas amigas”, conta a empresária Luisa Guedes.

O investimento para montar o negócio foi de R$ 350 mil e o público alvo são as classes A e B, de executivas que trabalham na região e têm pouco tempo livre. “Eu consigo, na correria do dia a dia, fazer pé, mão, unha, cabelo, tal e ao mesmo tempo, ir ao bistrô e já almoçar. Então, eu já saio pronta”, diz a cliente Luciana Ribeiro.

Além da manicure, também há tratamentos estéticos como depilação e massagem, e serviços de cabeleireiro, design de sobrancelha e maquiagem. O salão trabalha também com produtos importados. “Só de falar que está com o esmalte importado, isso agrada e elas gostam”, diz a empresária Fernanda Guedes.

O salão recebe cerca de 300 pessoas por mês e o faturamento mensal é de R$ 30 mil. “Nosso plano futuro é deixar a casa cheia, cumprir todos os nossos horários, aí abrir franquia... Esse é o sonho que a gente pensou desde o início”, diz a empresária Luisa Guedes.


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