Série Corporativa: PME de SP ajuda empresas na divulgação da marca na internet
Investimento para estruturar empresa de marketing digital foi de R$ 150 mil. Empresários têm carteira de 60 clientes e faturam R$ 1,5 milhão ao ano.
10/09/2012
Uma pequena empresa paulista investe em marketing digital para alavancar os negócios pela internet. O serviço melhora o desempenho das empresas e destaca a marca nos sites de busca na rede.
Os empresários Júlio Cunha e Marcio Oliveira trabalham com marketing digital há um ano e meio. Eles são donos de uma pequena empresa em Campinas, no interior de São Paulo.
Os sócios gastaram R$ 150 mil para estruturar a empresa. Reformaram o espaço, compraram computadores e investiram em treinamento de funcionários e pesquisa de mercado.
“A gente faz todo o trabalho. Tanto a criação, desenvolvimento de sites quanto a publicação, criação de conteúdo, divulgação posteriormente a criação do projeto. Hospedagem, se for necessário para os nossos clientes, também”, diz o empresário Julio Cunha.

Além da criação de sites, a empresa ajuda a divulgar a marca do cliente na internet. O procedimento é chamado de otimização. Na prática, é um serviço que faz com que o cliente apareça facilmente nos sites de busca. Este tipo de marketing existe de duas formas.
“A parte paga é a parte de busca natural que a gente chama, que é o que o cliente não precisa pagar para aparecer. Então é essa técnica que a gente usa para fazer o cliente ser melhor divulgado na internet”, revela Márcio Oliveira.

Quem paga tem a vantagem de ocupar as primeiras posições de busca e ganha destaque. Basta digitar o serviço procurado e rapidamente o resultado com o site da empresa aparece à direita da tela. O chamado link patrocinado custa a partir de R$ 2 mil por mês.
Os empresários têm hoje uma carteira de 60 clientes, entre pequenas, médias e grandes empresas. O faturamento anual gira em torno de R$ 1,5 milhão.
“Como agência a gente dobrou de janeiro de 2011 até dezembro de 2011. Para este ano agente espera novamente dobrar o tamanho da empresa, não só em termos estruturais, mas também no faturamento”, afirma Cunha.

Clientela
Uma loja vende produtos para a área de fisioterapia e usa os serviços de marketing digital. Antônio Carlos Fernandes está no mercado há 25 anos, e há 5 se rendeu à tecnologia. Ele contratou a empresa de Cunha e Oliveira para montar um site.
Depois que Fernandes passou a usar a internet como ferramenta de marketing, o negócio deslanchou. O faturamento do empresário aumentou em 40% e hoje a loja tem clientes espalhados por todo o país.
“Eu não imaginava há 5 ou 6 anos que os nossos clientes, que são da área e saúde, fossem comprar equipamentos pela internet e eu percebi que eles compram clínicas inteiras. Então foi algo de bastante surpresa”
A propaganda pela internet também atraiu o empresário Paulo Roberto Lopes. Ele é dono de uma distribuidora de produtos de higiene e limpeza, em Campinas. Com um investimento de R$ 35 mil, Paulo Lopes reformulou o site da empresa para ter a marca em uma posição de destaque nos sites de busca.
“Eu acredito que estar na primeira página é estar entre os vencedores. Não tem jeito”, avalia.

Para o consultor Conrado Adolpho, investir no marketing digital é o caminho mais curto para o crescimento das empresas. Um investimento que vale a pena numa era em que a tecnologia dita as regras. “O Brasil é o melhor país para hoje se investir em internet. (...) O pequeno empresário que consegue impressionar, consegue impactar esse consumidor através da internet, ele consegue crescer muito rapidamente”, sugere.

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