Pet shop e clínica veterinária - Empresa lava e aluga toalhas para pet shops e clínicas veterinárias.
Lavanderia para cães é um segmento lucrativo no mercado pet.
Nota: texto extraido do vídeo.
Empresa lava e aluga toalhas para pet shops e clínicas veterinárias.
Lavanderia para cães é um segmento lucrativo no mercado pet.
Toalha usada é recolhida, lavada, esterilizada, embalada e devolvida.
Uma empresa de São Paulo aposta no serviço de higienização e aluguel de toalhas para pet shops e clínicas veterinárias. A lavanderia para cães é mais um segmento lucrativo no setor.
Apesar de existirem milhares de lavanderias no mercado, essa é diferente. O que chama a atenção é o segmento, grande e pouco explorado, já que se lavam toalhas não para pessoas, mas para cães.
A empresa começou em 1997, no fundo do quintal da casa do empresário José Carlos Ambrósio. Ele e os filhos Caio, Fábio e Leonardo lavavam toalhas para pet shop. O investimento inicial foi de R$ 20 mil na compra de máquina de lavar e secadora. Logo perceberam que podiam ampliar o negócio e criaram o serviço de aluguel de toalhas.
A empresa cresceu a passos largos. Hoje tem esta sede de 870 m quadrados, com 16 máquinas industriais de lavar e secar. Contabiliza um patrimônio avaliado em 5 milhões de reais e já não consegue atender a todos os pedidos.
“A demanda é constante. A gente está procurando investir cada vez mais, se estruturando, para dar suporte a esse crescimento”, afirma Ambrósio. A empresa cresceu 20% no último ano.
São 2 mil clientes no estado de São Paulo. A projeção da empresa é dobrar o número em um ano. “A estratégia é abrir a empresa para franquia, dar know how para todos os parceiros interessados e expandir para o Brasil todo, porque mercado tem bastante e cachorro para tomar banho é o que não falta”, diz Caio Ambrósio, um dos filhos.
Como funciona
O negócio funciona assim: a empresa recolhe as toalhas usadas nos pet shops, lava, esteriliza e devolve perfumadas e embaladas. O preço é quase irresistível: R$ 1 por toalha.
A empresa lava 16 mil toalhas por dia. O equivalente a cinco toneladas. As pilhas chegam a altura de uma pessoa e o movimento é dia e noite, de gente separando e colocando as toalhas nas máquinas. É justamente a quantidade que deixa o serviço barato. Lavar em grande escala significa economizar em tudo, mão de obra, energia, água e detergente.
Cada máquina lava 190 unidades por dia, pelo menos 15 vezes mais do que uma máquina comum. Basta um funcionário para colocar as toalhas. Os detergentes, alvejantes e amaciantes são liberados automaticamente. Feitas as contas, cada toalha é lavada com menos de um litro de água
“A máquina hoje tem o peso, você coloca a quantidade de quilo que você tem de roupa na máquina, ela já automaticamente vai jogar menos produto, menos água, e não tem nenhum desperdício, absolutamente nada”, diz Fábio Ambrósio, outro dos filhos.
A lavanderia tem 170 mil toalhas. Para o negócio ser rentável, a dica é prolongar a vida útil delas. A empresa compra as mais resistentes, de algodão e poliéster, e montou um setor para pequenos reparos.
“Quando vai secar o cachorro, ele rasga a toalha, e não vai perder a toalha por causa de um furo desses, pode ver que a toalha está inteira, com um pedacinho rasgado. Então a gente pega, tem departamento de costura, entrega para as meninas e elas arrumam o remendo”, diz Fábio.
O resultado de todo esse cuidado é que cada toalha dura em média dois anos, ou 200 lavagens.
Nota: vídeo desativado pelo site de origem.