Tecnologia - Blaise Aguera y Arcas demonstra realidade aumentada em mapas.
Em uma demonstração que surpreendeu a todos no TED2010, Blaise Aguera y Arcas demonstra a nova realidade aumentada na tecnologia de mapas da Microsoft. - Colaboração do Ir:. Adalberto Rossigalli
Blaise Aguera y Arcas demonstra realidade aumentada em mapas.
Em uma demonstração que surpreendeu a todos no TED2010, Blaise Aguera y Arcas demonstra a nova realidade aumentada na tecnologia de mapas da Microsoft.
Cerca de um ano e meio atrás Stephen Lawler que também deu uma palestra aqui no TED em 2007 sobre o Virtual Earth me levou para ser arquiteto do Bing Maps, que é o esforço da Microsoft em mapeamento online. Nos últimos dois anos e meio, nós trabalhamos duro para redefinir a forma como os mapas funcionam online. E nós realmente estamos vendo isto em termos bastante diferentes da forma como mapas e sites de direção a que se está acostumado.
Então, a primeira coisa que você irá notar sobre o site de mapas, é a fluidez do zoom e da movimentação que se, você está familiarizado com o Seadragon, é dele que isso vem.
Mapeamento, é claro, não envolve apenas cartografia, envolve também imagem. Então, enquanto nós aproximamos além de um certo nível ele se converte em um tipo de Sim City com uma visão virtual em 45 graus. Isto pode ser visto em qualquer uma das direções cardinais para mostrar a vocês a estrutura 3D da cidade, todas as fachadas. Agora, nós vemos esse espaço, este ambiente tridimensional como sendo uma tela na qual todo tipo de aplicações podem ser incorporadas. E mapas de direcionamentos são apenas uma delas.
Se você clicar nisto você irá ver algumas aplicações que disponibilizqamos, apenas nos últimos dois meses, desde que lançamos. Então, por exemplo, dois dias depois do desastre no Haiti, tivemos um mapa de terremotos que mostrava imagens do céu antes e depois. Este é maravilhoso mas não tenho tempo para mostrá-lo a vocês está pegando blogs em tempo real e mapeando essas histórias, essas entradas aos lugares que são citados nos blogs. É maravilhoso.
Mas eu vou mostrar a vocês algo mais agradável.
Então, vemos a imagem, é claro, não parando no céu. Essas pequenas bolhas verdes representam photosynths que usuários fizeram. Eu não vou entrar neles também, mas photosynths são integrados ao mapa. Tudo que está destacado em azul é uma área em que tiramos imagens do solo também.
Então, quando voamos para baixo --
(Aplausos)
Obrigada. Quando você voa para o solo, e você vê esse tipo de imagem panorâmica, a primeira coisa que você pode perceber é que esta não é apenas uma imagem, ela é um entendimento o mais tridimensional possível deste ambiente assim como a cidade tridimensional vista de cima, então se eu clicar em algo para ter uma vista dele, então, o fato dessa transição se parecer desta maneira, é devido a uma função de toda esta geometria, de todo entendimento 3D por trás deste modelo.
Agora, irei mostrar a vocês uma aplicação divertida na qual estamos trabalhando em colabração com nossos amigos do Flickr. Isto pega imagens georegistradas no Flicker e usa um processo semelhante ao photosynth para conectar esta imagem com a nossa imagem, então -- Eu não tenho certeza se está é a que eu queria mostrar, mas --
(Risos)
Mas reparem -- este, é claro, é um site de turismo popular, e tem muitas fotos por aqui, e estas fotos foram todas tiradas em diferentes momentos. Então esta foi tirada por volta das cinco. Esta é uma foto do Flickr, esta é a nossa imagem. Você realmente vê como esse tipo de imagem vinda da multidão está integrando, de uma forma profunda, o mapa em si.
(Aplausos)
Obrigado.
(Aplausos)
Existem várias razões pelas quais isto é interessante e uma delas, é claro, é a viagem no tempo. E eu não vou mostrar a vocês algumas das maravilhosas imagens históricas aqui, mas existem algumas com cavalos e carruagens e assim vai. Mas o legal sobre isso é que não apenas está aumentando a representação visual do mundo com coisas que estão vindo dos usuários, mas também é a base para a realidade aumentada, e isto é algo que eu irei mostrar mais a vocês daqui a pouco.
Agora eu apenas fiz a transição para o interior. Isto é algo interessante. Ok, reparem que agora temos um teto sobre nós. Estamos dentro do Mercado Pike Place. E isto é algo que somos capazes de fazer com uma câmera de mochila, por isso, nós não estamos apenas registrando as imagens da rua com a câmera no topo dos carros, mas estamos também capturando imagens internas. E daqui, nós somos capazes de fazer o mesmo tipo de registro, não apenas de imagens paradas, mas também de vídeo.
Então isto é algo que nós vamos agora tentar pela primeira vez, ao vivo, e isto é realmente muito assustador.
(Risos)
Ok.
(Telefone chamando)
Tudo certo, pessoal, vocês estão aí?
(Barulho)
Tudo certo. Eu estou acertando. Estou clicando play. Estou ao vivo. Tudo certo. Lá vamos nós. Assim, estes são nossos amigos no Mercado Pike Place, o laboratório.
(Aplausos)
Então eles estão transmitindo isto ao vivo. Ok, George, você pode fazer uma pan para o canto do mercado? Porque eu quero mostrar pontos de interesse. Não, não. Para o outro lado. Isso, isso. Volte para o canto. Volte para o canto. Eu não quero ver você ainda. Ok. Ok. Volte para o canto. Volte para o canto. Volte para o canto. Ok, deixa pra lá.
O que eu queria mostrar eram esses pontos de interesse aqui no topo da imagem porque isto dá a você um senso de que este é o caminho, se você está realmente no local... você pode pensar sobre isso -- isto está dando um passo adiante para a realidade aumentada.
Onde diabos estão vocês rapazes -- oh, desculpe.
(Risadas)
Nós estamos fazendo dois diferentes... Ok, eu vou desligar agora. Nós estamos fazendo duas coisas diferentes aqui. Uma delas é pegar esta real...
(risadas)
Tudo bem, deixem-me apenas tirar um momento para agradecer a equipe. Eles fizeram um trabalho fantástico organizando tudo isso.
(Aplausos)
Agora vou abandoná-los e andar novamente para fora. E enquanto eu ando para fora, vou apenas mencionar isto aqui, nós estamos usando isto para telepresença, mas você pode igualmente usar isto no local, para realidade aumentada. Quando você usa isso no local, isso significa que você poderá trazer todos esses dados e informações sobre o mundo para você. Então aqui, nós estamos dando um passo além e também estamos transmitindo. Isto foi transmitido, por sinal, em uma rede 4G a partir do mercado.
Tudo bem, e agora tem apenas uma última palestra do TED que a Microsoft deu nos últimos anos. E é a de Curtis Wong, sobre o WorldWide Telescope. Então, nós vamos em direção à zona de descarga onde é tradicional, depois de um longo dia no mercado, para dar uma pausa, mas também para olhar para o céu. Esta é a integração do WorldWide Telescope em nossos mapas.
(Aplausos)
Este é o presente -- obrigado -- Este é o tempo presente, mas se nós navegarmos no tempo, então nós poderemos ver como o céu aparecerá em diferentes épocas, e nós podemos ter isso bem detalhado com informações sobre tempos diferentes, datas diferentes. Vamos mover a lua um pouco para cima no céu, talvez a data mude. Eu gostaria de dar um zoom na lua. Então, isto é astronomicamente falando uma completa representação do céu integrada com a Terra.
Tudo certo agora, eu excedi meu tempo, então eu tenho que parar. Muito obrigado a todos.
(Aplausos)