Mercado infantil - Empresas investem em negócios exclusivos para crianças.
Mesmo em um mercado concorrido como o infantil, sempre é possível inovar e ganhar dinheiro.
Empresas investem em negócios exclusivos para crianças.
Mesmo em um mercado concorrido como o infantil, sempre é possível inovar e ganhar dinheiro.
Mercado infantil em expansão. O faturamento do setor chega a US$ 50 bilhões por ano. E cada vez mais empresas investem em negócios exclusivos para crianças.
Um negócio que é um exemplo de que, mesmo em um mercado concorrido como o infantil, sempre é possível inovar e ganhar dinheiro. De fora, o lugar já se destaca: uma loja toda cor de rosa, com janela e sacada. Dentro, um reino encantado, com uma infinidade de produtos, só para meninas.
É uma loja de brinquedos com um público bem específico: meninas de 0 a 10 anos. Uma volta pelos dois andares do casarão e a gente descobre as atrações que encantam as crianças. Pônei, que gosta de carinho e cenoura, macaco que abraça, varinha mágica, muitas bonecas, fantasias e até biscoitos e chocolates.
São mais de seis mil itens. É difícil alguém sair daqui sem comprar alguma coisa.
"Compram boneca e fantasias. Fazem o kit completo das princesas", explica a vendedora Jéssica Arantes.
Quem montou o negócio foi a empresária Maria Rita Curiati. Ela investiu R$ 700 mil em reforma do espaço e estoque. Em dois meses, recuperou metade do investimento. Para ela, a loja deu certo porque é diferente: 80 % dos produtos são importados.
A maioria dos clientes é da classe A. Um consumidor que gosta de novidade, variedade e exclusividade. A empresária está atenta, e renova o estoque a cada dois meses.
“Como a gente fez uma casa diferenciada, a gente procura trazer no máximo três ou quatro peças de cada modelo de vestidinho de festa, porque tem mãe que gosta de exclusividade. A gente traz sempre de tudo um pouco” conta a empresária Maria Rita Curiati.
As mães gostaram da novidade. A loja recebe 40 clientes por dia.
“Geralmente, você vai em um lugar e tem coisa de meninos e meninas. Aqui não, como eu tenho sobrinhas vim aqui e acabei achando tudo que elas precisavam”, diz cliente Tatiane Herrera.
E as meninas se sentem em um reino encantado.
“É uma loja de princesa com muitos brinquedos”, diz Mariana, de 4 anos.
“O mercado está aquecido, o Brasil está em um período bom. Então, a tendência é só melhorar. Por isso, estamos abrindo duas novas unidades”, diz Maria Rita.
Academia para crianças
Uma academia que só atende crianças. Futebol, judô, natação e balé. O empresário Marcelo Cafaro reuniu mais de dez modalidades esportivas em um só espaço, para alunos de 2 a 12 anos.
“A gente apostou em um lugar exclusivo de esportes para atender as crianças. Os pais deixam a criança com a gente e não precisam ficar se deslocando, levando para natação, para o futebol ou para o tênis. No nosso espaço, ela faz todas essas modalidades“, diz o empresário Marcelo Cafaro.
O negócio acertou em cheio ao facilitar a vida de quem mora nas grandes cidades.
“Você junta tudo em um lugar só. Você junta um estudo com pedagogos, com
professores, com atividade física, lanche balanceado, banho. O filho sai da academia feliz, contente, cansado e com coisa aprendida. Quer coisa melhor?”, revela a cliente Adriana Chaluleu.
Na academia, os pais podem escolher aulas específicas, ou adquirir um pacote completo, por R$ 657. As crianças vêm direto da escola e almoçam em um restaurante. O cardápio é elaborado por uma nutricionista.
“Arroz, feijão, saladinha e carne”, explica Bruna, de 5 anos, sobre o prato do dia.
Depois da refeição, os alunos fazem lição de casa, com acompanhamento de um professor.
E chega a hora das atividades físicas. Para trabalhar com crianças, é preciso mais do que conhecimento da disciplina. Todas as aulas são lúdicas. A idéia é aprender brincando. O balé, por exemplo, usa bonecas.
No judô, a criançada luta e depois descansa brincando de pega-pega e avião, nos braços do professor.
Já na natação, são as historinhas que entretem a meninada.
“Eles aprendem que a estrelinha do mar era uma estrelinha que estava no céu, olhou para piscina, viu o próprio reflexo, e caiu na água“, conta a professora Paula Marcandoro.
A escola tem 750 alunos em duas unidades. O empresário Marcelo abriu franquia do negócio. O investimento é de R$ 500 mil.
“A gente já tem modelo pronto, desenvolvido há 13 anos, e temos todo o manual de todas as atividades. É um modelo de sucesso. Com isso, a gente acredita que a chance de um franqueado ter sucesso com uma academia como a nossa é muito grande”, conta o empresário Marcelo.
Mas a busca por alunos vai além do espaço. A empresa usa a experiência de ensino testada e aprovada na academia e vai atrás de mais clientes.
"Hoje em dia os condomínios já têm toda a infraestrutura pronta paro esporte, são os condomínios clubes, e a gente aproveitou esse mercado para prestar nossos serviços dentro desses condomínios. Hoje em dia representa 50% do faturamento da empresa", garante Marcelo.