Negócio de restauração - Lavanderia de São Paulo investe na restauração de tapetes.
O investimento é baixo e conta com os lucros de uma clientela já fiel aos serviços de lavanderia.
Lavanderia de São Paulo investe na restauração de tapetes.
O investimento é baixo e conta com os lucros de uma clientela já fiel aos serviços de lavanderia.
Para montar uma empresa de limpeza de tapetes, cortinas e estofados, o investimento é baixo. E neste segmento, você pode ainda oferecer o serviço de restauração de tapetes.
Uma lavanderia em São Paulo investiu em limpeza de tapetes. O objetivo do empresário Marcos Oliveira foi agregar valor ao negócio. O serviço representa 15% do faturamento da loja.
O empresário lava em média 60 tapetes por mês. O preço é cobrado por metro quadrado e varia de R$ 10 a R$ 30, dependendo do material. Alguns exigem cuidados especiais durante a lavagem como é o caso do tapete belga.
A limpeza pode ser com máquina ou manual. Exige uma boa escova, água e sabão.
“Para cada tipo de tapete requer uma escova, na máquina, no caso a enceradeira ou manual pra fazer as franjas, porque tem materiais que são bem delicados. Então você não pode usar qualquer tipo de escova”, explica o empresário Marcos Oliveira.
Lavanderia já tem uma clientela, que sempre trás o tapete para lavar. “Hoje em dia não temos tempo para fazer esse procedimento em casa e é bem melhor fazer numa lavanderia. Eu não tenho conhecimento para fazer isso em casa”, diz o cliente Elyseu Castro.
Marcos cadastrada todos os clientes e hoje tem uma lista com 18 mil pessoas.
“Eu faço a divulgação no meu site na internet, nos condomínios, através de imãs e panfletos e o que eu acho que mais me atrai os clientes é o boca a boca”, explica o empresário.
Marcos Oliveira presta outros serviços como lavagem de roupas, edredons e cortinas. Ele investiu R$ 80 mil entre lavadoras, secadoras, uma centrífuga e máquinas de passar e embalar vestidos e ternos.
O faturamento do empresário é de R$ 40 mil por mês e o lucro gira em torno de 60%. “O mercado é bom porque as pessoas não têm muito tempo. Trabalham, saem cedo, outros fazem faculdade e dificilmente conseguem cuidar da roupa. O espaço nos apartamentos é pequeno. Então não da para fazer o serviço em casa. E o preço é acessível às pessoas”, garante Marcos.
O empresário também atende em domicílio. Por mês, ele lava em média quatro sofás. Cada lavagem custa a partir de R$ 200. O lucro é de praticamente 100%. De acordo com o empresário, a comodidade fideliza a clientela.
“É vantagem para nós, ele faz o trabalho em casa. A gente verifica os produtos que eles tão utilizando. É uma facilidade, pois com a correria do dia a dia esse atendimento é perfeito”, afirma o cliente Cesar Tolentino.
Já o empresário Sérgio Rodrigues da Silva, há seis anos montou uma empresa de restauração de tapetes. O trabalho exige cuidado e perfeição para que os desenhos ganhem cor e forma de novo. Para que o serviço fique bom é preciso mão de obra especializada.
“Fazer pontinho por pontinho, isso quando tapete tem o ponto para conta. E quando não tem? Aí é que entra o nosso trabalho, você chega, vê um ponto semelhante, copiar aquele ponto, os detalhes. Na franja é a mesma coisa”, diz o empresário Sérgio Rodrigues da Silva.
O ateliê funciona na casa do empresário. Para restaurar um tapete precisam de lã, barbante, tesoura e tinta. Um serviço pode incluir a troca de franjas ou a colocação de uma nova trama por desgaste com o uso. Os preços variam de R$ 200 a R$ 20 mil.
“Um restauro demora de dois a seis meses, até um ano. O material não é tão caro, mas o trabalho final é. A gente inclui mão de obra, material, entrega, retirada”, explica o empresário.
A empresa fatura R$ 15 mil por mês e a margem de lucro é de 60%. No fim de ano, a procura pelos serviços aumenta até 30%. O empresário restaura tapetes de todos os tipos: desde os nacionais de poliéster até os importados. A empresa atende cerca de 30 clientes por mês.
“Esses clientes chegam até nós com um tapete totalmente destruído, porque ficam anos e anos sem lavar. Rasga, racha, a franja o cachorro come ou o cachorro faz xixi. Enfim, é o último recurso que eles têm porque em custo benefício para eles sai mais em conta em relação a comprar um tapete novo”, conta Sérgio Rodrigues da Silva.
A cliente Marilena Racy Bussab é uma amante de tapetes. Ela gastou R$ 1,3 mil na restauração de uma peça importada de mais de 80 anos.
“Vale a pena porque você reaproveita um bem que você tem. Esse tapete é um bem de família. É necessário conservar bem alguma coisa assim valiosa”, comenta a cliente.
Confira os contatos das empresas mostradas na reportagem
Lavanderia Cristal
Rua do Oratório, 2430 – Mooca
CEP: 03195-000 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3565-0681
www.lavanderiacristal.com
Kirman Tapetes
Rua Francisco Álvares, 70 – Cidade Ademar
CEP: 04403-060 – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5565-3834
www.kirmantapetes.com.br