Encadernação
Encadernar é o ato de juntar folhas de forma que seja mais fácil manuseá-las. Normalmente usa-se o método para garantir que páginas avulsas com algum conteúdo em comum não se percam ou estejam juntas para uma consulta. O uso mais conhecido é confecção de livros, apostilas e afins, mas também é comum que empresas encadernem folhas avulsas de notas fiscais e outros documentos, a fim de preservá-los por um longo tempo.
Encadernação artesanal
Encadernação artesanal é o ato de encadernar livros manualmente, sem uso de máquinas especiais. As ferramentas necessárias são encontráveis em qualquer papelaria.
Encadernação industrial
Os métodos industriais são aqueles utilizados pela indústria gráfica, principalmente editoras, para produzir exemplares em grandes quantidades. No entanto, as gráficas rápidas vêm incorporando gradativamente várias tecnologias que antigamente ficavam restritas a grandes tiragens e disponibilizando-as a um custo acessível.
Plastificação
Processo de acabamento gráfico no qual se aplica um filme plástico sob calor ou pressão sobre uma folha impressa, a fim de protegê-la e melhorar-lhe a aparência. Os filmes plásticos (polipropileno e polietileno) aplicados neste processo podem ser brilhantes ou foscos. Como alternativa temos os filmes metalizados, perolizados, iridescentes, holográficos etc.
A diferença entre a plastificação e a laminação reside no fato de a plastificação ser aplicada utilizando o calor e a pressão e a laminação ser a frio, com o emprego de adesivos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.