História do mobiliário
A história do mobiliário desenvolve-se a partir do momento em que o Homem deixa de ser nómada, ou seja, desde o momento em que passa a possuir uma habitação fixa, e acompanha a sua história política, social e artística até à actualidade. Ao longo do tempo, o mobiliário foi evoluindo consoante as necessidades humanas, a capacidade técnica e a sua sensibilidade estética. Deste modo a sua caracterização varia muito de acordo com a região e a época, podendo-se fazer uma divisão por períodos ou estilos que se inserem mais ou menos dentro dos grandes movimentos da história da arte.
Mobiliário da Antiguidade
-
Mobiliário da Mesopotâmia
-
Mobiliário do Antigo Egipto
Mobiliário na Antiguidade Clássica
-
Mobiliário da Grécia Antiga
-
Mobiliário da Roma Antiga
Mobiliário da Idade Média
-
Mobiliário românico
-
Mobiliário gótico
-
Estilo Tudor
Mobiliário do Renascimento
-
Mobiliário do Renascimento
França no século XVII
-
Estilo Luís XIII
-
Estilo Luís XIV
-
Estilo Regência
França no século XVIII
-
Estilo Luís XV
-
Estilo Luís XVI
-
Estilo Directório
França no século XIX
-
Estilo Império
-
Estilo Restauração
-
Estilo Luís Filipe e Estilo Napoleão III
Inglaterra no século XVII
-
Estilo Jacobita
-
Estilo Restauração
-
Estilo William & Mary
Inglaterra no século XVIII
-
Estilo Queen Anne
-
Estilo Georgeano
-
Estilo Chippendale
-
Estilo Adam
-
Estilo Hepplewhite
-
Estilo Sheraton
Inglaterra no século XIX
-
Estilo Regency
-
Estilo Vitoriano Portugal a partir do século XVII
-
Estilo D. João V
-
Estilo D. José
-
Estilo D. Maria
Século XX
-
Arts and Crafts
-
Arte Nova
-
Arte Deco
Mobiliário asiático
-
Mobiliário chinês
-
Mobiliário indiano
-
Mobiliário japonês
Mobiliário americano
-
Estilo Colonial
-
Estilo Federal
-
Estilo Shaker
Cadeira de escritório
Uma cadeira de escritório é um tipo de cadeira que foi projetada para se usar com uma mesa, em um escritório. Geralmente é confortável e possui ajuste de altura, além de poder girar 360 graus.
História
Um dos inovadores mais antigos a criar a cadeira de escritório moderna foi o naturalista Charles Darwin, que colocou rodas em sua cadeira para que pudesse ir até seus espécimes mais rapidamente.[carece de fontes?]
Com o advento do transporte ferroviário no meio do século XIX, negócios empresariais começaram a expandir além do modelo tradicional de administração familiar (empresas pequenas) que tinham pequena ênfase em administração. Equipe de administração adicional era necessária para manter-se em dia com as tarefas, arquivamento de documentos e correspondências enquanto os negócios expandiam suas áreas de serviço. Enquanto trabalho em escritórios expandiam, uma noção de ambiente de escritório, tecnologia, e equipamento fizeram parte do foco cultural com o aumento da produtividade. Isto fez com que um novo conceito fosse criado para esta equipe nascente: cadeiras de escritório.
A cadeira de escritório foi estrategicamente designada para a produção de empregados do clero fazendo com que fosse possível para eles ficarem sentados de frente a sua mesa por longos períodos de tempo. Uma cadeira que girava e possuia locomoção permitia que os empregados ficassem sentados ainda que pudessem alcançar outros lugares de seu local de trabalho, eliminando o tempo e a energia gasta enquanto ficasse de pé. As cadeiras mais antigas de madeira eram feitas para suportar o peso de alguém sentado, e o encosto, junto com o descanso de braço providenciavam suporte adicional para aumentar o conforto. Como todas as cadeiras modernas, muito desses modelos clássicos eram ajustáveis para permitir o máximo de conforto e maior longevidade na produtividade em um escritório.
Ergonomia
Na décade de 1970, a ergonomia de uma cadeira eram levadas em grande importância. Nos dias atuais, as cadeiras de escritórios geralmente possuem regulagem de altura, descanso de braço, encosto, suporte do encosto e alturas suficientes para evitar lesões como tendinite e LER (lesão por esforço repetitivo) e dor nas costas associadas por ficar sentado por longos períodos. Cadeiras ergonômicas assentam a necessidade de um individual e providenciam suporte aonde ele precisar ajustar.
Escrivaninha
Escrivaninha é um móvel utilizado tanto para escrever quanto para guardar arquivos, documentos e objetos.
Geralmente, ele fica no quarto, no escritório ou na sala.
Os modelos de antigamente possuiam esteira móvel que ao serem fechadas escondiam uma possível desorganização sobre o tampo.
Escritório
Um escritório costuma ser a divisão das empresas dedicada á escrita e papéis onde as pessoas se compenetram para colocação do correio em ordem, das obrigações fiscais, mas também pode ser em uma casa o local utilizado para efeitos recreativos e de escrita. Um papel associativo é o local de arquivo dos papéis.
É composto por mesa de escrita, cadeira de escritório — ambas as peças adequadas ergonomicamente à actividade exigida de escrita. Também se encontra uma estante de livros, para a consulta como para arquivo de papéis e pastas.
Em algumas casas, onde o escritório é espaçoso, também costuma existir um sofá dedicado à leitura descontraída. Em algumas empresas, formas de divisão evitam os barulhos externos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
VISITE NOSSO SITE!