Fundada em 18 de Setembro de 2002, a Câmara de Arbitragem, Mediação, Conciliação e Perícia do Estado de São Paulo -CAMECON, hoje é um dos inovadores Centros de Arbitragem ativo no país.
A CAMECON é uma instituição sem fins lucrativos e de competência geral, que visa disponibilizar à pessoa física ou jurídica de todos os portes, os meios para resolver seus litígios por Arbitragem, Mediação e Conciliação. Desta forma, nossa finalidade primordial é promover a solução de conflitos existentes no campo do Direito de Bens Disponíveis, privado, civil, trabalhista, imobiliário, comercial, etc.
A Arbitragem, Mediação e a Conciliação, é uma instituição muito antiga. Eram feitos conciliações e mediações em 1827 quando os Juízes de Paz resolviam os conflitos e as diferenças entre pessoas, comercio e indústrias.
Seu inico efetivo foi na Constituição do Império de 1824, onde a arbitragem era facultativa e as cláusulas compromissórias não tinham nenhum peso jurídico.
A partir de 1996 com a Lei 9.307/96 de autoria do Senador Marco Maciel, que vislumbrou a necessidade no Brasil de propor uma Lei própria para este tema, já que em outros países da América do Sul, Europa e Estados Unidos já possuíam legislação específica.
A partir desta Lei, o laudo arbitral transformou-se em sentença arbitral equiparando-se a uma Sentença de um Juiz, não tendo mais a necessidade de ser Homologada pelo Poder Judiciário e nem cabendo recurso, tornando o processo menos oneroso e com prazo menor de execução e finalização.
Nossa finalidade é promover a solução de conflitos existentes entre as partes por meio da Mediação, Conciliação e Arbitragem, amplamente utilizada no comercio internacional, transporte, comércio doméstico e imobiliários, instituições financeiras e seguros.
A Arbitragem é de grande interesse devido as suas vantagens como a escolha dos árbitros, devido a sua especialização, avelocidade das decisões em até 180 dias, sendo a média hoje no país de 30 dias para resolução dos litígios, bem como, a aceitação da solução pelas partes e confidencialidade dos debates dentre outros, além do custo ser menor comparado a Justiça do Estado.
Se a Câmara é a Solução a CAMECON é este Caminho
Rumo ao SUCESSO