Inovando para conquistar clientes - Oficina mecânica moderna oferece tecnologia e limpeza.
O ambiente iluminado, limpo, sem ferramentas e graxa pelo chão, atrai uma clientela composta por donos de carros importados, que podem conferir o conserto do carro em tempo real, pela Internet.
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Oficina mecânica moderna permite que consertos sejam acompanhados pela internet.
O serviço atrai clientes interessados em agilidade e em cuidado diferenciado. As mulheres que antes não se sentiam confortáveis nas oficinas tradicionais aprovaram o novo conceito.
Além de ser bem limpa, a oficina mecânica moderna permite que os consertos sejam acompanhados pela internet. O negócio atrai uma clientela lucrativa: os donos de carros importados.
A empresária Rosemeire Candeo montou a oficina mecânica que ela, como cliente, gostaria de ter à disposição, com um espaço limpo, confiável e de atendimento personalizado.
“Foi feita uma pesquisa de mercado. Existe uma carência muito grande de oficinas com esse perfil nosso e a gente resolveu abrir por conta da carência do mercado mesmo”, explica a empresária.
No espaço de mil metros quadrados da oficina, as paredes são brancas. Não há graxa, nem ferramentas espalhadas pelo chão. Os 12 mecânicos trabalham uniformizados e o ambiente é bem iluminado.
Quando o veículo chega, é fotografado e um funcionário coloca capas protetoras nos bancos, no câmbio e no volante. A oficina recebe 130 veículos por mês, quase todos importados. A proposta da empresária Rosemeire é oferecer tecnologia ao cliente.
A tecnologia vai além dos equipamentos usados para detectar o problema e fazer a regulagem dos veículos. O cliente pode acompanhar todo trabalho feito na oficina em tempo real pela internet. As imagens são transmitidas por câmeras que ficam em cima dos elevadores.
“Todo cliente é muito instruído sobre o que está acontecendo no carro. O veículo, na hora em que chega, é todo fotografado, para se ter uma ideia de tudo o que está acontecendo no início do trabalho. Nós temos uma câmera que acompanha o veículo caso o cliente queira. Ele fica com uma senha e pode acompanhar de casa, pela internet, todo procedimento. O cliente também tem na hora do orçamento e na hora do fechamento, as peças que foram retiradas do veículo, para ele entender o que foi feito no carro dele”, conta a empresária Rosemeire Candeo.
O serviço diferenciado tem conquistado clientes. Um deles é Fernando Palermo. Ele deixou o carro na oficina e, uma hora depois, no escritório, pôde conferir, pela internet, o trabalho dos mecânicos.
“A transparência que é mostrada para a gente, quando a gente vai à oficina, aprova um orçamento, vejo quais itens vão ser trocados, vejo que o pessoal está realmente trabalhando no meu carro e trocando aqueles itens que me passaram. Eu fico tranquilo e posso deixar de olhos fechados”, diz o cliente Fernando.
Na oficina, a empresária Rosemeire acompanha de perto todos os serviços. Ela também faz questão de negociar com os fornecedores de peças.
Outra preocupação da empresária é com o meio ambiente. Janelas laterais e telhas transparentes garantem o máximo de aproveitamento de luz solar. A água da chuva é armazenada em tanques e serve para lavar peças e carros. Antes de ser despejada no esgoto, a água passa por um tratamento que retira óleo e resíduos. Com a iniciativa, a empresária diminuiu os gastos da empresa.
A previsão de faturamento da oficina é de R$ 2 milhões por ano. Segundo a empresária, para montar uma oficina moderna, o investimento inicial gira em torno de R$ 150 mil. É preciso que o negócio ofereça mão-de-obra qualificada e tecnologia de ponta, além de conforto aos clientes.
“Eu acho isso muito importante para quem está sempre correndo e precisa ter agilidade, inclusive para a mulher que tinha essa dificuldade de entrar numa oficina e se sentir à vontade, hoje, acho que a gente já superou isso e os clientes estão muito satisfeitos, principalmente as mulheres”, comemora Rosemeire.
A cliente Liliane Pires de Sá não abre mão do conforto. Ela optou pela oficina com a certeza de que teria um atendimento diferenciado.
“Primeiro que é um ambiente super claro, completamente diferente daquele estereótipo que a gente tem de oficina. Sou bem recebida, parece que a gente está em uma de visitas”. Compara Liliane.
Veja os contatos das empresas mostradas na reportagem
Centro Automotivo Bimmer
Rua Quatá, 64 – Vila Olímpia
CEP: 04546-040 - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3045-5555
www.bimmer.com.br
Banco do Brasil
Tel.: 0800 78 56 78
www.bb.com.br
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