Franquia on line - Franquia repaginada: novos formatos garantem crescimento no negócios.
Algumas vezes, empresas que já trabalham com o sistema de franshing precisam reestruturar o funcionamento da rede. Custos menores e maior flexibilidade de horários fazem do e-commerce (loja virtual) a opção revitalizadora de muitos empresários.
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Custos menores e maior flexibilidade de horários fazem do e-commerce a opção revitalizadora de muitos empresários.
Algumas vezes, empresas que já trabalham com o sistema de franshing precisam reestruturar o funcionamento da rede. E um novo formato para a franquia é a estratégia que garante o crescimento do negócio. Para a empresária Ana Glória da Silva, do segmento de cosméticos, a opção de mudança foi investir na venda pela internet. O objetivo dela foi tornar a franquia mais competitiva. “A franquia virtual é um mercado de futuro. O e-commerce está crescendo exponencialmente e isso traz grande vantagem para os nossos franqueados e para o consumidor final”, garante a franqueadora.
Há 10 anos, a empresária produz uma linha de produtos à base de extratos naturais e orgânicos. São cerca de 800 produtos como shampoos, condicionadores, loções hidratantes, e acessórios. Em 2002, a empresa foi formatada para o sistema de franchising. O faturamento médio da rede é de R$40 milhões por ano. “O mercado de cosméticos tem crescido em torno de 25% a 28% ao ano”, revela a empresária.
Repaginar uma franquia que já apresenta resultados positivos é um desafio. Para o consultor especializado em franchising, Wagner Lopes D´Almeida, as inovações que existem no mercado devem fazer parte da rede. “Quando você analisa a performance da sua rede e avalia que ela está estável por muito tempo, é hora de começar a pensar em mexer para se tornar mais competitivo”, argumenta o especialista.
A franquia de cosméticos investiu R$200 mil para criar o site e as ferramentas necessárias para a venda online. Neste mercado, ganha cliente quem oferece um sistema rápido de compra. E para se destacar, a empresária criou um diferencial que facilita as vendas para o franqueado. “Quando o consumidor final acessa a nossa página, ele tem que digitar o CEP e cai dentro da franquia do nosso franqueado virtual ou do nosso franqueado real. E é esse franqueado que vai trabalhar a venda e o frete”, explica Ana Glória.
A rede tem uma loja própria e 136 franqueadas por todo o país. Um quiosque de cinco metros quadrados requer um investimento de R$42,5 mil. Já uma loja de até 30 metros custa R$62 mil. Com o novo modelo de franquia, o capital de investimento é bem mais baixo que o exigido pela franquia física: cerca de R$20 mil. Neste valor estão inclusos mercadorias, laptop, smartphone, site de e-commerce e suporte de marketing virtual. E para dar início ao negócio basta se conectar. A vantagem da franquia online é a rapidez para fechar negócios. “Não existe dificuldades para a finalização da compra. Ela é muito rápida”, garante Ana Glória.
A franqueada Maria Aparecida Bianco tem uma loja de cosméticos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A loja foi inaugurada no ano passado. O investimento foi de R$50 mil e a previsão de retorno é de 24 meses. Por dia, a empresária atende mais de 80 pessoas e são realizadas cerca de 40 vendas. A margem de lucro por produto vendido é de 2,5% a 3,5%.
Maria Aparecida repaginou o negócio ao adotar o método de franquia online. Com o e-commerce, a empresária acredita que o faturamento aumente já nos próximos meses. “Nós temos muitos clientes que passam por aqui, compram e moram em um estado aonde ainda não tem a franquia. Então, eles perguntam: como eu vou continuar comprando? A opção é colocar no Correio. Com o crescimento do virtual, todo mundo compra pela internet, o que será muito bom”, diz a franqueada.
A rede oferece o modelo de franquia virtual em dois casos: para as lojas já em funcionamento e para novos franqueados que escolhem trabalhar apenas pela internet. Este é o caso de André Borin. Há dois meses, ele optou por ser dono só de uma franquia virtual. “Você entra com um capital menor e tem maior flexibilidade de horário. Como eu tenho outros negócios, posso administrar tudo pelo telefone”, justifica o franqueado.
O empresário que está no momento de repaginar a própria franquia precisa ficar atento! Segundo Wagner Lopes, optar pela venda pela internet exige uma reestruturação completa do negócio. O importante nestes casos é ter ações planejadas. “A partir do momento que você sente que o mercado e sua concorrência estão tomando outros rumos diferentes do seu, é hora de parar e pensar um pouco melhor no seu negócio”, alerta o consultor.
Contatos das empresas mostradas na reportagem
Antídoto Cosméticos – Franqueadora
Endereço: Rua Atibaia, 150 - Baeta Neves
CEP: 09751-080 - São Bernardo do Campo/SP
Tel.: (11) 3133-5888
Site: www.antidotocosmeticos.com.br
Antídoto Cosméticos – Franqueada
Endereço: Aeroporto de Congonhas
Tel.: (11) 5090-9089 / 5090-9025
Site: www.antidotocosmeticos.com.br