Reconhecer indivíduos duvidosos em seu local de trabalho é crucial – eles têm potencial de prejudicar sua carreira.
Você fica em risco caso esteja em um ambiente de baixa confiança. Brandon Smith, um terapeuta de trabalho, consultor e professor, escreve em seu blog que tais climas de trabalho são distinguidos por alta pressão e competição entre funcionários, chefes que escolhem preferidos, fofoca à solta, falta de cooperação e casos frequentes de roubo de comida da geladeira da copa (sim, é sério).
Alguma dessas ocorrências soa familiar? Felizmente, há maneiras de consertar um ambiente tóxico desses. "Ter reuniões regulares para garantir que todos estejam cientes de metas de negócios e mudanças iminentes”, diz Carolyn Betts, fundadora e diretora executive da empresa de contratação Betts Recruiting ao Business Insider.
“Ter muitas instâncias de feedback, dar aos funcionários a chance de falar sobre suas preocupações e expressar seus sentimentos vai fomenter um ambiente de trabalho mais positivo”. Contudo, em muitos casos, a tarefa de difundir uma melhora no ambiente dependerá de um gerente ou outro cargo de liderança, pois o comporamento muitas vezes é reflexo das posições superiores.
Listamos alguns sinais claros de que você não pode confiar em seus colegas de trabalho. Veja na galeria a seguir
Eles são invejosos Tenha cuidado com qualquer um que demonstrar o menos divertido dos sete pecados capitais – a inveja – conforme explica o Dr. Neel Burton no Psychology Today. A inveja é uma característica universal, contudo, se ficar fora de controle no ambiente de trabalho, resultará em problemas. Funcionários invejosos desejam o que seus colegas bem-sucedidos têm, levando a ressentimentos e relacionamentos tóxicos
Eles são desonestos Aqui vai um fato impactante: você não pode confiar em colegas desonestos. Louco, não é? Se você perceber que um colega de trabalho frequentemente mente ou tenta roubar o crédito por seu trabalho, ele é claramente uma pessoa desonesta. Se você não tem certeza, alterar detalhes e comportamento defensivo são dois grandes indicativos de desonestidade, conforme explica Anne Holub, do PayScale. Tenha em mente que mesmo se as mentiras não afetarem você, essa pessoa já se provou indigna de confiança. Você não pode confiar em mentirosos
Eles fofocam Um pouco de fofoca entre amigos no ambiente de trabalho é normal. Mas quando os colegas se preocupam demais em realizar essa prática é um sinal ruim. Rumores podem prejudicar reputações e os sentimentos dos outros, então se afaste. Além disso, se a pessoa fofocando fala com você sobre outros pelas costas, é provável que ela fale de você pelas suas costas. Segundo Lindsay Dodgson, do Business Insider, a melhor maneira de lidar com indivíduos assim é mostrar confiança e só falar sobre a fofoca ou com seu supervisor depois de considerações cautelosas. “Se você achar que não é algo muito preocupante, você pode tentar falar sobre os rumores como algo que sequer o incomoda”, explica Dodgson. “Se há verdade na fofoca, então você pode admitir e deixar claro que os problemas apontados já foram resolvidos”
Eles prejudicam os outros Tenha cuidado com colegas engenhosos. "Todos devem se responsabilizar pelo trabalho feito e reconhecer quando cometem erros”, diz Betts. “Qualquer coisa diferente disso indica que seus colegas podem não ser os mais confiáveis do mundo”. Aaron Gouveia do Salary . com aponta que esse tipo de pessoa costuma começar com pequenas coisas: "Você falou sobre uma ideia ótima para um colega e então ele roubou isso e disse que foi de sua própria ideia? Você está deixando de ir a reuniões porque seu colega não para de “esquecer” de enviar os convites por email?” Talvez eles estejam o prejudicando de propósito. Se você notar colegas levando o crédito pela ideia dos outros, algo precisa ser feito
Eles são puxa-saco Um bom relacionamento com o chefe é crucial. No entanto, algumas pessoas exageram nisso, focando apenas em impressionar seus superiores ao invés de trabalhar e alcançar resultados. Mesmo se esse tipo de pessoa for a favorita dos executivos, não confie nesse tipo de colega. O bichinho de estimação do chefe vai fazer de tudo – que não seja trabalhar – para manter essa posição. "Todo mundo conhece aquele tipo de funcionário, que é amado pela gerência e sempre diz as coisas certas em todas as situações’, diz Vip Sandhir, fundador da plataforma de engajamento de funcionários High Ground ao Business Insider. “Embora esse funcionário seja perfeito no papel, há algo neles que é simplesmente dissimulado. “Esse colega de trabalho é sempre extremamente gentil e faz de tudo para subir na escada corporativa, o que pode causar uma série de problemas de confiança entre os membros de sua equipe”, finaliza ele
Eles são dramáticos demais Em sua vida pessoal, reis e rainhas do drama podem ser engraçados em doses homeopáticas (se você é fã de reality shows e desastres sociais). No trabalho, por outro lado, esse comportamento é tóxico. Como Barbara Corcoran conta a Adam Bryant no New York Times, ela gosta de filtrar empreendedores e candidatos a vagas que se fazem de vítima e ela demite os reclamões de seu escritório. “Eles nunca se dão bem. Vítimas não são bem-sucedidas”, diz ela. Você não tem tempo para as reclamações e excesso de detalhes de suas vidas pessoas e vitimização generalizada. É melhor evitar se enrolar no drama manufaturado
Eles não ligam para seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal Esse tipo de colega inconfiável pode não prejudicar sua carreira, mas eles são más companhias de qualquer jeito. Este é aquele chefe ou colega que sempre espera que você deixe de lado tudo da sua vida pessoal para acomodar exigências do trabalho. É claro que, em alguns casos, o trabalho pode ganhar prioridade. Mas fique de olho em pessoas que não respeitam esse equilíbrio. Dificilmente elas prezam pelo seu bem estar
Eles são desrespeitosos Se alguém não tem o mínimo de respeito com você no ambiente de trabalho, então certamente você não deve confiar nessa pessoa para qualquer coisa. Sinais de desrespeito incluem desde linguagem corporal ameaçadora, roubo de ideias e calúnia. Só tenha cuidado para não espelhar esse comportamento terrível. “A canalhice de outra pessoa não é desculpa para fazer o mesmo”, diz Betts. “Embora seja extremamente difícil, lidar com situações tóxicas como essa com graciosidade e positiviidade vai recompensá-lo no fim"
Eles fazem qualquer coisa para sair à frente Se você está preso em um ambiente de trabalho em que vale tudo para conseguir o que quiser, é melhor não confiar em ninguém. Você não quer ficar paranoico, mas se um indivíduo está determinado a alcançar um objetivo a qualquer custo, ele não vai hesitar em puxar seu tapete. Fleming diz que esse tipo de ambiente tóxico acaba tendo sua produtividade sugada. “É importante que funcionários se sintam genuinamente apoiados e que ofereçam suporte para outros a maior parte do tempo”, diz Betts. “Fomentar um ambiente saudável levará ao sucesso da companhia, e a ausência disso a levará para a ruína”
A sua linguagem corporal é suspeita Se você acha que seus colegas de trabalho mentem para você, observe seus rostos. Como nota o Business Insider, sinais de desonestidade incluem piscadas rápidas, toques excessivos no próprio rosto e mexer muito a cabeça
Eles prosperam na cultura tóxica da sua empresa Ao falar de colegas de trabalho desonestos, algumas vezes eles são apenas um sinal de um problema maior. A cultura de trabalho de sua empresa pode encorajar esse comportamento “cada um por si”. “Trabalhar com pessoas que procuram culpados, evitam responsabilidades e roubam crédito pode ser exaustivo e é definitivamente tóxico”, diz Betts. “Equipes devem ser colaborativas”.