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12 Mandamentos para sua carreira
Cansada de gastar neurônios e sola de sapato no trabalho? Estas idéias, extraídas do novo e espertíssimo do livro de Helen Gurley Brown, fundadora da
Cosmopolitan, são tiro e queda para arrancar você do marasmo profissional rumo ao sucesso. Sempre que alguém me pergunta se exista uma forma garantida de alcançar sucesso na profissão, costumo responder: seja um bom funcionário. Por quê? Por duas razões: primeira , o trabalho pode lhe dar reconhecimento, dinheiro e auto-estima, três coisas que tornam a vida uma delícia de ser vivida; segunda, bons funcionários vivem numa boa enquanto esperam por reconhecimento, dinheiro e auto-estima. Será que sempre fiz o que estou recomendando? Não. Quando comecei a trabalhar tinha 18 anos e pouca coisa na cabeça, mas à medida que fui amadurecendo, também fiquei mais esperta. A ponto de bolar a revista-mãe desta que você está lendo agora. No começo, a única idéia que eu tinha de como seria a
Cosmopolitam era só isso: uma idéia. E acabou se transformando na revista feminina mais vendida no mundo, com 38 edições internacionais supervisionadas por mim. Portanto, se você está apenas começando mas tem grande sonhos, como eu, aí vai um punhado de sugestões que colecionei no meu caminho para o sucesso:
1 Mate-se de trabalhar, sem escolher trabalho: A maioria dos jovens precisa dar um duro danado no começo da carreira, assumindo responsabilidades abaixo de sua capacidade, como cuidar dos assuntos pessoais de uma chefe ocupada ou refazer sua agenda inteirinha. Nada disso é o que se pode chamar de subir degraus, mas você deve acreditar que o trabalho do momento é apenas parte da odisséia que enfrentará rumo a um futuro glorioso. Uma das minhas primeiras incumbências, como secretária, consistia em datilografar os nomes dos empregados da empresa em crachás. Você acha isso criativo?
2 Tope qualquer parada: Mesmo que se trate de uma tarefa abominável, aceite fazer qualquer coisa que possa ajudar seu chefe. Sua postura diante dela deve ser: não se preocupe, só quero ser útil. Deus sabe que você não está levando trabalho para casa por causa dela, mas por sua causa. Quer dar um rumo à sua vida e ganhar dinheiro, dinheiro de verdade? O jeito de chegar lá é se empenhando. Isso vale também nas suas relações com as colegas - inclusive com aquela fingida que prometeu quebrar o seu galho uma vez e acabou deixando-a na mão porque, como disse, pegou um baita resfriado. E, é claro, certifique-se de que lhe seja dado o devido crédito. Não adianta absolutamente nada dar plantão no sábado à noite se ninguém ficar sabendo
3 Aceite e peça tarefas extras: Você pode não estar preparada ainda para representar a empresa num seminário, mas é fundamental que todo mundo saiba o que já está apto a fazer. Se tem idéias para melhorar o fluxo do seu departamento, diga. Mas, cuidado: primeiro, tenha absoluta certeza de que é capaz mesmo de dar conta do recado. Quando fui secretária na agência William Morris, precisei entrar em contato com atrizes e chamá-las par o teste de um novo show. Passei dois dias e duas noites me torturando, sem coragem, de ligar para ninguém. Só me salvei da humilhação mais absoluta porque deixei mansagens dramáticas nas secretárias eletrônicas de algumas delas. Tirei disso uma lição: o único jeito de você se transformar num sucesso é não fazer nada que contrarie sua personalidade e seu modo de ser - como pressionar amigos e chefes a lhe darem a grande chance cedo demais. Claro que vale usar a família e outros contatos para conseguir um emprego um pouco acima das suas qualificações - desde que esteja disposta a mourejar até aprender a executar as tarefas como deve. Espero que você seja bastante sortuda para escapar daqueles trabalhos em que a gente é tratada feito escrava - eu não tive essa sorte. O importante, porém, para ser um bom (e feliz) funcionário é dar um duro. Tem minha palavra: vai ser recompensada.
4 Cumpra rigorosamente os horários: A regra mais importante para qualquer funcionário é chegar sempre na hora certa - ou um pouco antes. Garanti um bom emprego como secretária de um alto executivo da área de publicidade estando sempre sentadinha à minha mesa quando ele chegava de manhã. “Já aí, srta. Gurley?”, costumava comentar, incrédulo e satisfeito. E acontece que o homem era um madrugador. Para chegar lá antes dela, eu, que morava do outro lado da cidade, saía de casa antes de o dia clarear. Depois de algum tempo, vendo o meu empenho, ele me deu a chance de escrever alguns textos publicitários. E as coisas começaram a melhorar para o meu lado. Logicamente, fiquei felicíssima.
5 Faça o que tem de fazer já: A maneira mais eficiente para ser notada logo de saída é executar tudo imediatamente. Uma das minhas assistentes voou para a loja mais próxima um segundo depois de saber que eu precisava de pesos de 3 quilos, sombra para os olhos e fertilizante de plantas para a produção de algumas fotos. Isso apesar de a Cosmo International (da qual hoje, sou a abelha-rainha) não correr nenhum risco de ir à falência em função de uma pequena demora. Por causa da rapidez da diabinha, acabei me tornando completamente dependente dela.
6 Aja de forma agressiva... mas sem agredir: Há pouco, uma mulher que ganha uma fortuna por mês me contou que agia como um sargentão para ser respeitada - achava que só assim conseguiria chegar lá. Toas nós conhecemos criaturas que fazem com que a gente se sinta a mosca do cocô do cavalo do bandido. Já vi esses tipos alcançarem altos cargos, mas geralmente despencam lá de cima, porque agressividade é tudo o que têm. E pode crer: nada substitui cérebro, mais uma boa dose de charme e trabalho duro.
7 Seja sexy, e daí? Não há nenhuma razão para você pôr terninhos escuros e camisas fechadas até o queixo se odeia esse tipo de roupa. Seriedade no vestir é um dos caminhos para o sucesso, mas não o único. Use tudo o que a faz se sentir bonita, confiante, à vontade - desde que não tenha um decote até o umbigo. Nunca vi uma mulher perder uma promoção por causa de roupas “erradas”, quando seu cérebro e seu entusiasmo estavam nos lugares certos.
8 Não despeje problemas pessoais no escritório: Compartilhe seus dissabores com uma ou duas colegas mais próximas, mas nada de despejar um caminhão de melancia em cima de sua chefe. Embora ela precise ficar a par de problemas sérios, não deve ser encarada como uma espécie de padre confessor. Tive um vez uma assistente que entristeceu, profundamente meus dias (e enchia desmesuradamente minha paciência) com a interminável saga do sogro velhinho e com as lamúrias sobre um lifting no rosto que, segundo ela, tinha dado errado (para mim, o resultado parecia ótimo).
9 Deixe a chefe se sentir o máximo: Seu trabalho é cuidar para que ela fique numa boa, enquanto você abre caminho para chegar aonde quer. Não se preocupe se a mandachuva receber todos os créditos por algo que você fez. Isso acontece e não é tão ruim como parece. Se ela está subindo dentro da empresa, há grandes chances de levar você junto.
10 Saiba usar o telefone: Grande parte de sua vida profissional depende de telefonemas. E de seguir algumas regras básicas a respeito:
® mesmo que a pessoa atenda logo a sua chamada, sempre pergunte se está ocupada. Não parta do princípio de que ela (ou ele) tem tempo de sobra;
® agradeça às pessoas que ocupam cargos mais altos do que o seu por terem respondido logo à sua ligação - afinal, não são obrigadas a fazer isso;
® corte o papo de quem desperdiça seu tempo falando sem parar.
11 Aprenda a encaixar os golpes: A maioria dos mortais bem-sucedidos continua sendo vulnerável. Estrelas de cinema e tevê são arrasadas pelos críticos e ficam magoadíssimas. Presidentes são acusados das maiores vilanias e revidam. Se você é apaixonada por alguma coisa, vai se machucar, muitas vezes. Mas não deve se abater nem se retrair.
12 Fique amigo de todo mundo (principalmente do chefe): Dar-se bem com os colegas é cinqüenta (talvez sessenta ou mesmo setenta) por cento de garantia par ao sucesso - mas isso não significa necessariamente ser íntimo do pessoal, ou a alegria do escritório.
Deixe-me contar sobre uma “princesinha” que trabalhou comigo há algum tempo. Lydia era boa de serviço, mas ninguém a descreveria como uma simpatia. Uma noite, fiquei trabalhando até tarde e, de repente, bateu uma fome louca. Como a geladeira estava vazia, saí vasculhando as gavetas do pessoal. Não foi nada bonito, admito, mas fome é fome. Achei na gaveta da Lydia uma caixa de passas que devorei inteira. No dia seguinte, ela perguntou se eu havia comido as passas. Disse que sim e que, na hora do almoço, compraria outra caixa e lhe daria. A garota ficou uma fera, a ponto de minha assistente correr até o supermercado e trazer a maior caixa que encontrou. Nunca mais tocamos no assunto. Nem para salvar minha vida eu tiraria novamente alguma coisa da mesa dela. Criatura mesquinha! E burra. Porque um chefe, esteja ele certo ou errado, não é pessoa que se possa humilhar - mesmo que se trate de um assaltante de gavetas. Perdeu a chance de comentar comigo dias depois qualquer coisa do tipo: “Enchi minha gaveta de biscoitos de chocolate e não está faltando nenhum, que milagre!” A coisa viraria uma brincadeira entre nós. Ou seja: não vai fazer mal à sua carreira se as pessoas a acharem simpática e charmosa.
Ouça o que diz o psicólogo Harry Levinson, de Boston: “Uma personalidade irritadiça e antipática é a causa mais freqüente do fracasso de homens e mulheres no mundo dos negócios”. Muitos artistas se comportam de maneira abominável e sobrevivem, mas eles são diferentes de você e de mim. Nós simplesmente não podemos ser arrogantes, mal-humoradas, egoístas e ter sucesso. Portanto, você promete tentar seguir meus conselhos?
Fonte: Revista Nova Maio/2000
- Pessoal = + Trabalho = + Salário?
Enxugaram ao máximo o meu setor e passei a acumular funções para as quais não fui contratado. Devo pedir aumento de salário? Além de cautela, a situação exige sensibilidade para captar se a empresa vive uma crise financeira. “Afinal, de que adianta se precipitar pedindo aumento, se, com essa atitude, corre o risco de ficar malvista?”, opina Boutros Bichara, da Unity Consultoria e Assessoria Empressarial. É preciso pensar estrategicamente, analisando as oportunidades futuras que esse acúmulo de tarefas poderá proporcionar. Em outras palavras, se o trabalho aumenta, cresce também a responsabilidade e, claro, a confiança que o chefe deposita em você. Nesse caso, você escapa de cortes mais facilmente e ainda é indicado para promoções. Por outro lado, precisa estar alerta para não ser explorado. Segundo Boutros, antes de tomar uma decisão, é conveniente se perguntar: estou dando conta de todas as minhas atribuições? Tenho condições de provar que aumentei a produtividade (e os lucros) do departamento? Se a resposta para as duas questões for positiva, pode valer a pena conversar com o seu superior. Importante: jamais use tom de lamentação.
30 Mitos que podem abalar sua carreira
Você tem tudo para decolar. No entanto, parece que alguma coisa emperra a sua carreira. Ninguém nega o seu empenho, muito menos a sua competência. Mas, fazendo uma análise um pouco mais profunda, será que não está se apegando a falsas convicções, muitas delas crenças adquiridas com profissionais que pararam no tempo? Experts em recursos humanos levantam mitos clássicos que podem estar levando você a remar sem sair do lugar. Se for assim, crie coragem e se livre deles. Realmente, administrar a vida profissional não é uma tarefa fácil. Mas, antes do que imagina, vai comemorar os resultados.
1 Quem se mata de trabalhar mantém o emprego: “Nada garante que você estará amanhã no seu emprego”, afirma o headhunter Simom Franco. “De mais a mais, as pessoas competentes e capazes de agregar valor à empresa em que trabalham não temem perder a estabilidade - sabem que sempre haverá uma colocação no mercado para elas.”
2 Um ótimo currículo é tudo: Ele ajuda a ganhar o emprego, mas não é suficiente para mantê-lo. “Um bom relacionamento com o mercado e um marketing pessoal bem-feito, por exemplo, também importam”, alerta Adriana Gomes, vice-presidente do Grupo Catho, especializado na recolocação de profissionais no mercado.
3 Grandes corporações, carreira rápida: “Nelas, além da tendência a serem burocráticas, a concorr6encia entre funcionários de bom nível é maior e há um fatal embolamento no topo da pirâmide. Portanto, você corre o risco de esperar muito para crescer”, alerta Nelson Savioli, diretor de Recursos Humanos da Gessy Lever, em seu livro carreira,
Manual do Proprietário (Qualitymark Editora).
4 É imperdoável cometer erros: “Claro, você deve procurar dar sempre o melhor de si. Mas achar que não pode falhar nunca é um engano. O perfeccionista sofre demais e deixa de ver o todo para se apegar a detalhes”, avalia Adriana Gomes. Ela aconselha você a ser tolerante consigo mesma, aprendendo com os erros. “É assim que se cresce.”
5 Os tímidos não têm vez: “Sem talento, não há quem vença - e isso não tem nada a ver com temperamento. Os funcionários mais retraídos podem se destacar, sim. A desvantagem é que não são facilmente descobertos, como os comunicativos. Mas aprender (e aplicar, na medida do possível) alguns conceitos de marketing pessoal ajuda bastante”, sugere Simon Franco.
6 No trabalho de equipe, não se deve ir contra a maioria: Ser democrático e respeitar a opinião dos colegas é fundamental para trabalhar bem em grupo. Mas isso não significa dizer
amém a tudo. “Se a sua posição não está coincidindo com a das outras pessoas, você deve expor os seus argumentos, desde que sejam bem fundamentados”, explica Adriana Gomes.
7 Pedir ajuda passa a impressão de incompetência: “É muito positivo contar consigo mesmo, assumir responsabilidades e apostar em ótimos resultados. Mas querer demonstrar auto-suficiência, evitando pedir ajuda quando necessário, pode levá-lo a perder excelentes oportunidades”, avisa Simom Franco. A assistente de marketing de uma conceituada agência de publicidade deixou de ser indicada para um curso fora do país justamente por causa disso. “Queria mostrar que podia fazer tudo sozinha e, quando surgiu o convite, não estava disponível”, ela conta.
8 Chefe tem que mandar: ‘Faça o que eu digo’ foi substituído por ‘faça o que eu faço’. Trocando em miúdos: se o líder co-manda, engaja a equipe num objetivo comum. O melhor é que todos saem ganhando, de acordo com Simon Franco.
9 Para lidar com os homens é preciso de masculinizar: Pode acreditar: você vai conseguir se impor pela qualidade do seu trabalho, e não tentando ser o que não é. Se insistir nisso, perde a espontaneidade e a credibilidade. Vale destacar que o estilo feminino de gerenciar está sendo cada vez mais valorizado.
10 Ser amigo do chefe é sinônimo de segurança: “Os chefes podem ir embora e você, quem sabe, ficar. É melhor entender a cultura da empresa, que também costuma mudar, e interagir com ela, garantindo o seu lugar, sem depender de uma aliança pessoal com outro profissional”, garante Nelson savioli.
11 Você não precisa ir além da sua função: Olhar para o próprio umbigo não é uma boa postura. Imagine esta situação: uma assistente jurídica é chamada para dar uma mão no departamento financeiro. Das duas uma: ela nega, já que tem trabalho suficiente; ou aproveita essa oportunidade para aprender um pouco sobre outra área e aumentar sua rede de relacionamentos (networking). “o mercado valoriza profissionais multifuncionais”, afirma Simom Franco.
12 Quem espera sempre alcança: A frase predileta dos que preferem cruzar os braços é “Estou esperando uma boa oportunidade”. Os vencedores cavam boas oportunidades, lembra Edson Giusti, sócio da Giusti Loducca Image Building, empresa especializada em administração de carreiras.
13 Se o seu chefe é workalcoholic, você também tem que ser: “Há um ditado que diz: ‘Se não podemos mudar os fatos, mudamos de fato’. Significa que você não tem que ser fanático por trabalho só para acompanhá-lo. Com jogo de cintura, procure impor o seu ritmo. Se não der, o melhor para a sua saúde física e mental é procurar outro chefe”, aconselha Simon Franco.
14 Quem tem mais tempo de casa é o primeiro a ser promovido: “Quem trabalha há anos de forma rotineira, sem inovar, está mais longe da ascensão na empresa do que um novato que demonstra qualidades (motivação e flexibilidade para mudanças, por exemplo) para o cargo pretendido”, compara Nelson Savioli.
15 Seu emprego é eterno: Com a globalização, a empregabilidade ficou para trás. Calcula-se que, ao longo da carreira, o profissional terá trocado de emprego de seis a sete vezes, em média, saindo por livre espontânea vontade ou por demissão. Isso pode acontecer em decorrência de mudanças na estrutura das empresas para as quais trabalhar, como fusões ou cortes de pessoal.
16 Bom relacionamento com os colegas pressupões amizade: “Colegas não precisam ser amigos. Mas têm que saber se respeitar e trabalhar em equipe, independentemente das diferenças que possam existir, acredita Simon Franco. Não é preciso falar de sua vida.
17 O chefe sempre tem razão: Nem sempre, por isso é mais do que correto manter a sua posição. Mas Adriana Gomes pondera: “Nem todos os superiores aceitam bem outros pontos de vista. Se o seu for aberto, dará espaço a conversa ou, o que é pior, reprovar a sua atitude”. Nesse caso, ela aconselha você a pensar na possibilidade de mudar de chefe ou de empresa. Sob o comando de alguém reacionário, não terá muito espaço para crescer.
18 É a empresa que tem de investir no funcionário: “A sua carreira é problema seu. Colocá-la nas mãos da empresa é sinal de que está se acomodando”, afirma Adriana. “Numa entrevista de emprego, por exemplo, será malvista se disser que não fala inglês porque a companhia onde trabalhava não investiu em você.”
19 Qualquer aprendizado a mais incrementa o currículo: Sai ganhando quem investir tempo e dinheiro em coisas certas, e não em coisas fáceis. Não adianta participar de um workshop só por participar. Escolha cursos que formam, e não apenas informam.
20 Toda promoção é bem vinda: “Nas organizações, como no xadrez, um movimento lateral e até mesmo um breve recuo podem alavancar promoções futuras. Já a pressa em subir talvez atraia trombadas fatais, devido à falta de preparo para o novo patamar”, adverte Nelson Savioli. Uma ótima vencedora corre o risco de ser uma péssima gerente por não ver a menor graça nas novas responsabilidades.
21 É bobagem estudar o mercado de trabalho se você vai bem no emprego: Como negociar espaço com os superiores se você não sabe quanto vale lá fora? É importante acompanhar as mudanças externas para não ficar na postura vulnerável de pedinte de emprego.
22 Anos e anos de casa indicam competência: Não necessariamente. Quem constrói a carreira numa única empresa pode ser visto como um profissional acomodado e cheio de vícios arraigados. Para os especialistas, seis anos é o limite para se manter num mesmo emprego, na maioria dos casos.
23 Não é possível dar a mesma atenção ao trabalho e à vida pessoal: É preciso acompanhar o ritmo acelerado dos escritórios, mas sem exagerar. Se não parar para cuidar do corpo e arejar a mente, para quem vai reclamar que não tem disposição, motivação, criatividade, concentração... e uma série de outras ferramentas importantes para construir o seu sucesso? Muitos workaholics se tornam profissionais solitários e chatos.
24 Para subir na carreira, haja sorte!: O sonho de ser brindado com a sorte amortece a sua motivação para planejar os próximos passos, alerta Nelson Savioli. Em seu livro, ele diz que a sorte só cai na cabeça de quem se preparou para recebê-la. “E as exceções, que ocorrem às vezes, não autorizam um ser inteligente a ficar esperando chover no deserto.”
25 Sem pistolão não tem solução: A longo prazo, o protegido tem mais a perder do que a ganhar, se não consegue provar a sua competência para progredir com as próprias pernas.
26 Salário fixo traz segurança: “O ganho variável dá mais autonomia e, dependendo da atividade, pode ser mais lucrativo do que o predeterminado. Uma representante de vendas batalhadora, por exemplo, tem mais chances de aumentar sua renda ganhando comissão”, acredita Adriana Gomes.
27 O bom profissional nunca leva problemas pessoais para o escritório: Além de ser de carne e osso, e não um robô, você sabe que as coisas nem sempre acontecem dentro do previsto. “Uma situação grave (como uma doença na família ou uma dívida difícil de liquidar) deve ser comentada com o chefe. Caberá a ele ajudá-lo no que for possível. Você também pode contar a colegas mais próximos, aqueles de sua total confiança, desde que não os transforme num muro de lamentações”, pondera Simon Franco. Quando pedir aumento, porém, não use os problemas pessoais como argumento.
28 O diploma da faculdade basta: Continuar estudando é o mínimo que se espera das pessoas empenhadas em construir uma carreira sólida. “A competitividade exige que você renove seu repertório constantemente. Por isso, investir em conhecimento nunca é demais”, orienta Adriana Gomes.
29 Quem tem mais de 40 anos não acha emprego: A reação inicial é pôr a culpa na idade, mas o problema pode ser outro (às vezes, a pessoa demonstra pouca flexibilidade para mudanças, quase não investiu em qualificação, tem dificuldade para trabalhar em equipe, não atua na profissão de que gosta, está procurando nos lugares errados...) Sugestão dos experts: as empresas de menor porte, emergentes, são as mais interessadas em profissionais experientes.
30 Cheguei lá! : Esse é o pior de todos os mitos. Achar que não há mais nada a conquistar ou aprender é Ter a ilusão de que o mundo é estático, não se move. “O dinossauro também ‘pensou’ que seu porte, força e adaptação ao ambiente lhe garantiriam viver mais alguns milhões de anos na Terra. Mas o ambiente mudou e, agora, ele virou peça de museu”, compara Nelson Savioli.
Fonte: Revista Nova Outubro/2000
http://www.cestagio.ens.ufsc.br/outras%20dicas.htm