O empreendedor Walter Martins investiu R$ 400 mil para montar uma empresa de locação de equipamentos para obras. O negócio começou em junho do ano passado. Uma mudança de gestão, entretanto, levou a empresa a dobrar o faturamento.
“Nós abrimos uma empresa como qualquer empresa normal se abre, a gente começa a conhecer primeiro a empresa e depois a gente percebeu que nos poderíamos estar mudando a gestão”, conta o empresário.
Foi com o foco em crescer, que Martins buscou auxílio no Sebrae Mais – programa direcionado a empresas já consolidadas que querem melhorar a gestão. Ele participou de uma das soluções do programa, chamada de estratégias empresariais.
“O programa estratégias empresariais procura passar o conceito de que não basta administrar pensando no hoje, mas sim introduzir na empresa uma gestão estratégica, ou seja, uma gestão de negócio trabalhando no hoje mais pensando com foco no futuro”, explica Roberto Moraes, do Sebrae de Palmas (TO).
Com o mercado aquecido, o empresário decidiu investir na ampliação de maquinário e na reorganização dos cargos da empresa. Todas as mudanças trouxeram para a empresa mais agilidade e eficiência. E o faturamento mensal saltou de R$ 60 mil para R$ 138 mil.
Com a reorganização dos cargos, funcionários foram remanejados e surgiram funções como gerente operacional, gerente comercial e até assessor de imprensa. Atualmente a empresa tem 650 contratos de locação de equipamentos.
“Com essa mudança nós criamos a gerência operacional. Esse gerente operacional cuida exclusivamente de logística e manutenção, então nós ganhamos bastante velocidade com esse organograma da empresa”, diz Martins.
Foco em público diferenciado
O empresário Rubens Francisco também conseguiu tirar proveito do bom momento do setor em Palmas. Dono de uma loja de pisos e revestimentos, ele decidiu construir um show room diferenciado para atrair clientes das classes A e B: a sala do arquiteto.
Os clientes da loja passaram, então, a contar com o serviço no local, de um designer de interiores, sem custo adicional. O investimento para montar o espaço foi de R$ 50 mil, mas com isso a empresa conseguiu melhorar a lucratividade, que hoje é em torno de R$ 100 a R$ 150 mil.
“Hoje nos temos um profissional que faz o projeto do jeito que o cliente quer. Então com essa sala nós conseguimos diminuir a troca de produtos, e consequentemente a satisfação do cliente”, diz o empresário.
A ideia de construir o ambiente surgiu após o Francisco participar da solução “estratégias empresariais” do programa Sebrae Mais.
“A estratégia da empresa daqui para frente é cada vez mais incentivar esse foco em classe A e B não só nesse produto que eles trabalham hoje de piso, mas também ter outros produtos da linha da empresa também”, diz Roberto Morais, do Sebrae Palmas (TO).
Outras atitudes simples como um cuidado maior no empilhamento das caixas, também fizeram a diferença no faturamento da empresa. A quebra de mercadoria em estoque diminuiu em cerca de 70%. A loja agora chega a faturar 40% a mais do que antes.