Série Corporativa: Empresas lucram com serviços voltados para a terceira idade.
Gastos de idosos com saúde e lazer impulsionam novos negócios. Empresário criou rede de academia para alunos com mais de 60 anos.
11/11/2012
Cresce o número de idosos no país e empresários aproveitam o momento para investir em negócios voltados para a terceira idade.

Há 8 anos, o empresário Benjamin Apter montou, com mais dois sócios, uma academia de ginástica, na zona oeste de São Paulo, para alunos que já passaram dos 60 anos. O investimento para montar a primeira unidade da rede foi de R$ 250 mil. Hoje, a rede já conta com 3 academias, 40 funcionários e 650 alunos matriculados.

O empresário fatura cerca de R$ 3 milhões por ano e já planeja expansão da rede. “Os índices do IBGE estão apontando que o Brasil está envelhecendo, então a população esta vivendo mais e já estava buscando uma melhor qualidade”, diz Apter.

Foram 2 anos de estudo de mercado para chegar ao modelo ideal. O empresário percebeu que o público idoso é carente de aulas específicas de fortalecimento muscular.

“Nós ficamos muito atentos nas grandes universidades, nas publicações científicas onde se estudava muito que exercício para terceira idade não só melhorava a qualidade de vida, mas também melhorava os índices de doenças crônicas... melhorava a glicemia na diabetes, melhorava o nível de pressão no hipertenso, melhorava ansiedade, depressão, osteopenia, osteoporose”, diz o empreendedor.

Para frequentar duas vezes por semana a academia, o valor da mensalidade é de R$ 365. “Nosso faturamento vem aumentando em media 20% ao ano. Pretendemos dobrar o nosso faturamento em 3 anos”, diz o empresário.

Pacotes turísticos para idosos
Segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), existem hoje no Brasil cerca de 22 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Até 2050, eles já serão 22% da população.

E hoje, com mais qualidade de vida, eles trabalham, se divertem e gastam boa parte da renda com o próprio bem estar. Este ano, os rendimentos deste público devem chegar a R$ 400 bilhões.

De olho nesta fatia de mercado, o empresário João Ricardo Marincek investiu em pacotes turísticos para a terceira idade. Ele é dono de uma agência de viagens e há 10 anos criou um programa voltado para idosos.

A agência faz, em média, 8 viagens por ano. Os destinos são diferenciados e vão para a África do Sul e Ásia. No Brasil, os roteiros são para Fernando de Noronha e Amazônia. Uma viagem internacional custa até US$ 10 mil por pessoa.

"O foco é a natureza, é no exótico, no diferenciado, a gente não faz viagens pra destinos tradicionais, então esse público que nos procura tem essa identidade também”, diz o empresário

Os grupos formados por até 20 pessoas, entre homens e mulheres, requerem, porém, alguns cuidados especiais. “Seja uma atenção maior com a escolha dos hotéis, pra evitar que seja desgastante pra subir vários níveis pra descer, os restaurante também, mas principalmente a quantidade de atrativos que se coloca num roteiro”, diz Marincek.

Para 2013, o empresário aposta num crescimento de 10%.


X
Comunicação, Publicidade - Revista Maçônica Virtual, mensal, fundada em 24/02/2007 - registro na ABIM e cerca de 30.000 leitores.
(35) 99198-7175 - TIM - Whats App -
facebook: RevistaArteReal, - - São Lourenço / Minas Gerais / Brasil - CEP
Falar com Ir:. Feitosa - editor responsável