Série Corporativa: Universidade ensina como montar um pet shop e é opção de franquia.
Há aulas de banho e tosa, adestramento e até a gestão financeira. Para montar uma franquia da escola pet, o investimento é de R$ 50 mil.
11/11/2012
O mercado pet deve faturar mais de R$ 13 bilhões este ano. E as novidades não param no setor: um empresário monta em São Paulo a universidade pet. Os alunos aprendem como montar um pet shop e acompanham aulas profissionalizantes. E a escola já virou um novo negócio, que funciona em forma de franquia.

É uma escola para quem quer montar um pet shop. Ensina de tudo: dar banho no animal, fazer a tosa, o embelezamento, adestramento e até a gestão financeira do negócio.
“Nós oferecemos desde as instruções para ele montar, escolher o ponto, fazer as reformas no ambiente, compras os equipamento e fazemos também o treinamento de toda equipe que vai trabalhar e divulgação, a publicidade que ele vai fazer para captar clientes na unidade dele”, diz o franqueador Enio Rodrigues.

O negócio virou franquia em 2010, e já formou mais de 8 mil alunos. A franquia oferece 20 cursos, tanto para o dono do negócio como para os funcionários. Os cursos custam a partir de R$ 600. O mais básico é o de banho e higiene. Os alunos escovam os dentes dos animais, passam shampoo e creme hidratante.
“Eu vou abrir meu pet shop e na verdade eu não pretendo ficar dependendo de funcionário. O dia que eu precisar, o dia que faltar, o dia que tiver mais animais para lavar, eu vou colocar a mão na massa mesmo”, diz a aluna Fabiana Aparecida dos Santos.

O curso de estética mostra como tosar, pentear e enfeitar o animal. É um dos cursos mais procurados e rentáveis para um pet shop. É tudo uma questão de estilo. Um penteado com strass é vendido por R$ 60. O cachorro também faz chapinha: o preço deste é de R$ 50. “Usamos apenas uma pequena quantidade de creme e gasto com eletricidade é bem pouco e a margem de lucro é de 50% para o pet”, diz
Alexandre Mello, professor.

A escola é uma fonte de lições de negócio. É preciso aprender a lidar com os animais. É o que ensina outro curso. “O maior problema do banho e tosa é o estresse que é dado dentro do ambiente e o estresse que é passado do tosador para o cachorro, por isso que tem que ser uma pessoa com equilíbrio bem grande para trabalhar com animais”, Vagner Nakazato, adestrador.
E as aulas incluem até adestramento animal. Com jeitinho, qualquer um consegue. A gestão do negócio não ficou de fora. O próprio franqueado dá as aulas.

Um ponto muito importante é que o pet não dá lucro no primeiro mês, pelo contrário, o negócio demora em média 8 meses para se equilibrar. É por isso que muita gente fecha as portas, porque não se prepara direito. A saída está no capital de giro.

“Um dos erros mais comuns de quem está montando a primeira empresa é ele não ter dimensionamento de quanto capital ele precisa até que a loja pague suas contas, sozinha. Então eu sugiro que o dono do pet shop reserve uns R$ 20 mil para pagar as contas até que loja possa ter o faturamento suficiente para pagar as despesas mensais”, diz Rodrigues.
“Demora um pouco pra ficar conhecido e conquistar um volume de clientes suficientes”, afirma.

Para montar uma franquia da escola pet, o investimento é de R$ 50 mil. Inclui a taxa de franquia, equipamentos como secadores e tanques com chuveiros, e o capital de giro. O faturamento médio de uma unidade é de R$ 15 mil por mês.
“Ele tem que usar a criatividade para fazer a maior divulgação possível, através de panfletos, em um jornal regional, na internet, que é uma canal bastante interessante e econômico, para ele divulgar a loja dele”, afirma.
Maria Inês Rodrigues montou uma unidade da escola pet há três meses. Veio gente de todo canto aprender a banhar, tosar e embelezar os animais. A escola lotou, e ficou pequena.
“Pensamos em começar com 5 alunos. Começamos logo com 12 e eu tenho um espaço pequeno. Tenho 50 metros quadrados só. Eu já estou procurando um sobrado para fazer com dois ambientes”, diz.
Outra oportunidade de negócio é fazer o curso e montar um pet hop. O investimento é a partir de R$ 60 mil.
Patricia Alliende abriu a unidade em 2010. O espaço tem 70 m². Na frente, uma lojinha, e, nos fundos, o setor mais lucrativo, o de banho e estética, representa 85% do faturamento mensal, que é de R$ 15 mil.
O bairro é concorrido, e a saída foi oferecer diferenciais. Ela busca os cachorros para banho e dá brindes como hidratação de pelo. Com isso, conquistou a vizinhança. Hoje, a empresária atende 280 clientes por mês. “Fica quem oferece um serviço diferenciado, bons profissionais, aí tem como a gente se destacar no mercado.”
O mercado pet movimentou mais de R$ 12 bilhões em 2011 e deve crescer mais de 10% este ano. É nesse cenário promissor que aposta o franqueador da escola de pet shop, Enio Rodrigues. “Nosso projeto é abrir uma franquia ou uma nova unidade a cada 4 meses”, revela.


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