Mercado oferece oportunidades para fazer produtos para Páscoa de casa.
Empresário montou um espaço para dar cursos e movimentar.
Comerciantes fazem o curso e já fabricam ovos em casa.
A Páscoa é a data mais aguardada por quem fabrica chocolate. É nesta época que triplica a produção nas empresas. E o mercado oferece ainda oportunidades para quem quer fazer, em casa mesmo, delícias com o chocolate, como ovos de páscoa, coelhinhos e saborosos bombons.
O empresário Renato Juncal há 12 anos investiu R$ 500 mil no negócio de doces e chocolates. São delícias de dar água na boca. Ovos recheados, trufados, crocantes e bombons de todos os tipos.
Hoje, ele oferece milhares de itens para o consumidor final e para o atacado. Para movimentar a empresa na época da Páscoa, ele vende de tudo para a produção de chocolates. Com dez funcionários, o faturamento da loja é de R$ 400 mil por mês. “O segredo é ter bastante variedade, ficar de olho nas novidades, procurar saber o que o consumidor está procurando”, afirma o empresário.
E ele foi além: montou um espaço para dar cursos e movimentar a loja. Ele agregou novo serviço e triplicou o faturamento. Na época da Páscoa, as salas de aula chegam a receber 60 alunos por dia.
Quem quer investir na produção caseira de chocolates e ganhar dinheiro, é só frequentar um curso de culinária. Existem centenas deles espalhados pelo país. É possível aprender a manipular o chocolate, derreter, colocar em formas e embalar.
“Você compra um quilo de chocolate para começar, para aprender. Aí, compra formas, papéis e fitas e isso não é descartável. Você guarda para outra vez usar, tá bom, vale muito a pena trabalhar com chocolate, além de ser muito gostoso”, diz a professora de culinária Zilda Sandrim.
O interessado pode fazer um curso gratuito na loja. Mas, se quiser aprender um pouco mais, pode fazer especialização em ovos de chocolate, e pagar de R$ 5 a R$ 60. “Eu vim justamente por isso, para poder aumentar mais o conhecimento de outros tipos de ovos, não só o tradicional”, afirma a aluna Susana Oliveira.
A comerciante Rosa Sarro e Luis fazem o curso, mas já fabricam ovos de Páscoa em casa. O
trabalho garante ao casal uma renda de R$ 5 mil por mês. E não pense que a produção de Rosa é pequena. Ela chega a fazer 400 ovos na época da Páscoa.“Todo ano tem sempre gente que nunca comeu e quer experimentar ou alguém que fala. Então, todo ano aumenta um pouquinho”, diz a comerciante.
Quem frequenta o curso já aproveita para comprar matéria-prima para a confecção dos chocolates. E na loja a variedade é enorme. São 8 mil itens, desde barras ao leite, produtos para recheio e cobertura até embalagens bem coloridas.
Com a loja lotada de clientes e principalmente de alunos, o empresário Renato Juncal chega a faturar R$ 1,2 milhão. “A Páscoa é o nosso ganha-pão. É a época que a gente tem maior movimento da loja e todo nosso trabalho é voltado para Páscoa”, diz.
“Eu sou um chocólatra. Amargo, ao leite, todos. Diz que o mais saudável é o amargo. Eu dou preferência porque vem 60%, 70% de cacau, então eu estou nele”, diz a comerciante Simone Moratta.
“Chocolate ao leite, meio amargo, de tudo. Os ovos de páscoa, são chamariz mesmo e não nem como ficar sem. Para a família toda, é a oportunidade de comer e presentear também”, afirma a autônoma Kátia Queiróz.
E o empresário Osmir de Angelo há 26 anos comanda uma fábrica de chocolate na região central de São Paulo, tem chocolate por toda parte. É de dar água na boca. “Este ano nós vamos lançar um com coco, um com creme de coco, porque o bombom de coco é o nosso principal bombom”, explica.
No início, o empresário investiu o equivalente a R$ 20 mil. Hoje, com 18 funcionários, ele fabrica todos os tipos de chocolate.
Este é, disparado, o período de maior produção na fábrica. Para atender a todos os pedidos, o trabalho chega a aumentar quatro vezes em relação a outros meses do ano. Entre ovos e bombons, serão 20 toneladas de chocolate para abastecer o mercado.
O chocolate fabricado pela empresa é vendido em três lojas próprias, além de empórios de São Paulo. Para o empresário, o bom momento econômico do Brasil alavanca as vendas. “A classe C está tendo acesso agora a chocolate e a chocolate de qualidade inclusive. Então, tudo isso aí ajuda a ter este crescimento de consumo”, diz.
Clique no link acima p/ assistir esse vídeo.