Negócio de leite - Fazenda usa melhoramento genético para aumentar produção de leite.
Em uma fazenda de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, as vacas produzem cinco vezes mais leite.
Fazenda usa melhoramento genético para aumentar produção de leite.

Fazenda venceu prêmio MPE Brasil.

O prêmio valoriza a qualidade da gestão das pequenas empresas.

Em uma fazenda de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, as vacas produzem cinco vezes mais leite. O trabalho inovador foi o vencedor nacional do prêmio “MPE Brasil” no setor de agronegócios. O prêmio valoriza a qualidade da gestão das pequenas empresas.

O agronegócio é um dos oito setores avaliados pelo prêmio MPE Brasil. No segmento, a Estância Encantada é a mais bem administrada do país. A empresa rural lucra com três atividades: a venda de gado, o comércio de leite e, principalmente, a produção de embriões com melhoramento genético.

Para aumentar a produção do leite, o casal Adacir José Da Mota e Gecineide Mendes usa a tecnologia. As vacas são inseminadas com sêmem de touros canadenses, considerados altamente qualificados. É a garantia de que os filhotes vão ser geneticamente superiores.

“Tem sêmen que é colocado nos animais que deixa o animal mais forte, as futuras gerações mais fortes, que produz mais leite. Então cada um é escolhido para aquele tipo de animal”, diz Gecineide.

Dessa maneira, o rebanho aumentou de 3 para 300 vacas em dez anos. Cada animal produz 27 litros de leite por dia. A média nacional é de apenas cinco litros. Outro fator que aumenta a produtividade é a alimentação “Ela tem que converter o alimento em leite, e sobreviver e gestar uma cria em sua barriga, então a dieta realmente tem que ser muito eficiente”, explica Mota.

Os animais comem em intervalos de duas horas. A dieta mistura cilagem, feno e ração. Esse sistema faz a vaca transformar em leite 72% do que ela come. “Elas só comem o melhor. Porque eu falo que o leite entra pela boca. Tudo que você dá, ela solta o que tem de bom que você está dando”, diz a empresária.

A fazenda também lucra com a venda de gado. Mas a principal fonte de renda é a produção de embriões, responsável por 60% do faturamento. O processo começa com a aspiração dos ovócitos, que são as células sexuais geradas no ovário do animal. Um veterinário faz a coleta do material que depois é levado para o laboratório.

Os embriões são vendidos frescos, para uso imediato, ou congelados. Cada um custa R$ 800. A empresa negocia 450 embriões por ano. “Nós vendemos para a América do Sul inteira”, diz a empresária.

Em 2007, a Estância Encantada venceu o prêmio de competitividade para micro e pequenas empresas no estado de São Paulo. Desta vez, foi o melhor agronegócio do país. O prêmio avalia a qualidade da gestão. “Hoje a propriedade é reconhecida dentro do Brasil. É lógico que trouxe, além da nossa carteira, muitos outros clientes interessados em fazer um trabalho diferenciado em suas propriedades”, afirma o empresário.

Prêmio
Para participar do prêmio, os empresários preencheram um amplo formulário.“Um no sentido de verificar como ele faz a gestão na sua empresa, que maneira ele administra seus clientes. De que maneira ele administra sua empresa. Uma visão geral sobre o seu negócio. O Sebrae inclusive está à disposição para auxiliá-lo nesse processo”, diz Wagner Antonio Jacometi, do
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São José do Rio Preto.

As melhores empresas recebem a visita dos auditores que confirmam as informações. A fazenda venceu o prêmio nacional ao melhorar a relação com os clientes. “Hoje a gente entrega o material que o cliente quer, tanto o animal vivo como o embrião, e depois fazemos uma pós-venda. Vamos até o cliente ver se ele está contente, se ele está satisfeito com aquilo que a gente está entregando”, revela a empresária.

As inscrições para o MPE Brasil 2011 podem ser feitas até o dia 15 de agosto, pela internet. O endereço é www.mbc.org.br/mpe. A participação é gratuita. O resultado é divulgado no fim do ano.

“O trabalho do Sebrae é exatamente auxiliar as pequenas empresas no seu aspecto de gestão. Para isso, o Sebrae disponibiliza uma série de produtos e serviços, com o grande objetivo de tornar essas empresas mais competitivas e melhorar a gestão dos seus negócios”, diz Jacometi, do Sebrae.
X
Loja Maçônica - Maçonaria
(12) 9729-0531 -
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1155 - - Caraguatatuba / São Paulo / Brasil - CEP 764410
Falar com Ir.'. ELIO DO CARMO BUSO - VM e Ir.'. MARCOS - Secr.'.