Franquias - Rede de acessórios para o lar é eleita a melhor franquia do Brasil em 2011.
Atualmente, são 114 lojas espalhadas por 19 estados brasileiros. Além da enorme variedade de produtos, as lojas também oferecem pequenos serviços feitos na hora pelos próprios funcionários. A franquia vencedora concorreu com outras 385 empresas.
Rede de acessórios para o lar é eleita a melhor franquia do Brasil em 2011.

Atualmente, são 114 lojas espalhadas por 19 estados brasileiros. Além da enorme variedade de produtos, as lojas também oferecem pequenos serviços feitos na hora pelos próprios funcionários. A franquia vencedora concorreu com outras 385 empresas.

Rede de acessórios leva prêmio - As melhores franquias do Brasil.

Prêmio é organizado pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Multicoisas foi a melhor entre 385 empresas inscritas no país.

A grande vencedora do ano do prêmio “As melhores franquias do Brasil” é uma rede que trabalha com utilidades e acessórios para o lar. A franquia concorreu com outras 385 empresas participantes. O prêmio é organizado pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, da Editora Globo.

O evento promove um segmento cada vez mais forte no Brasil. Só no ano passado, as franquias cresceram mais de 20%, quase o triplo do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O setor fechou com R$ 76 bilhões de crescimento de faturamento, com 1855 marcas, 777 mil empregos e 86 mil pontos de venda.

Para os pequenos empresários, as franquias diminuem riscos. Elas são a oportunidade de montar um negócio com experiência já comprovada. “É claro que há franquias e franquias. É fundamental o interessado na franquia se informar. Enfim, nós estamos aqui para isso, produzimos conteúdo na revista e no programa, mas acho que é a melhor combinação possível para quem quer empreender tendo risco controlado”, diz Frederic Kachar, diretor-geral da Editora Globo.

Este ano, a rede Multicoisas foi a melhor entre 385 empresas inscritas no prêmio. É uma franquia de acessórios e utilidades para o lar. “Eu acho que é a coroação de muitos anos de trabalho, de aprimoramento, de olhar com carinho a rede, os franqueados, as pessoas em si. De olhar com muito amor o que nós fazemos em relação a toda rede”, diz Lindolfo Martin, da franquia vencedora.

Eu garimpei os pequenos produtos e concebi uma loja pequena, pensando somente naquilo que as pessoas precisavam no dia a dia"Lindolfo Martin, empresárioA empresa foi fundada em 1984 pelo empresário. Era uma pequena loja de acessórios e peças para reparos, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. “Eu garimpei os pequenos produtos e concebi uma loja pequena, pensando somente naquilo que as pessoas precisavam para o seu dia a dia”, afirma.

Crescimento
Hoje são 114 lojas em 19 estados brasileiros. A proposta da rede é vender soluções. E elas estão espalhadas em 3.500 itens na loja. Tem de tudo. De parafuso a eletrodomésticos. Material para quarto, cozinha, lavanderia, banheiro, jardim, escritório e até para veículos. Os produtos são escolhidos a dedo, para atrair a curiosidade do consumidor que passa pelas gôndolas.

Para vender, a idéia é despertar necessidades que o consumidor nem sabia que tinha. Por exemplo, um relógio com gravação de voz que diz a hora e a temperatura. Uma caneca para esquentar café dentro do carro. Uma lixeira com sensor que abre sozinha. Um protetor para lavar roupa íntima dentro da máquina.

Cada setor tem o máximo de opções relacionadas, tudo próximo. Por exemplo: no setor de varais elas são corda, abraçadeira, prendedor, roupeiro tábua, ferro e água de passar. O cliente não tem nem desculpa para não comprar

Cada cliente leva de quatro a cinco produtos por compra. O gasto médio é de R$ 38.
“Eu acho que esse é o grande “tchan” da loja, você entra vai olhando e vai se inspirando, você não vem procurando alguma coisa ou você vem procurando alguma coisa e leva dez”, diz a consumidora Mania Deweik.

Os produtos estão em constante atualização. Na loja, entram 2 mil itens novos itens por ano. O atendimento é feito pelo autoserviço assistido. O cliente entra, procura, pega o que quiser, à vontade. Os vendedores ficam de prontidão. São dez por loja, em média. Eles conhecem os detalhes de cada produto. Na franquia, o treinamento dos funcionários é ponto forte. Eles fazem um curso à distância, pela internet.

A rede tem uma regra cumprida à risca todos os dias pelas lojas. Toda manhã, um vendedor faz demonstração de um produto para os outros funcionários. O resultado é que os vendedores têm uma atitude diferente de outras lojas. Eles fazem, na hora, pequenas adaptações para impressionar o cliente.

Investimento de R$ 550 mil
Para montar uma franquia, o investimento é de R$ 550 mil. O dinheiro paga a taxa de franquia, reforma da loja e estoque inicial. O faturamento médio de uma unidade é de R$ 150 mil. A franqueadora assessora a administração do negócio.

“Nós oferecemos a universidade para treinamento. Oferecemos consultoria de campo, oferecemos o sistema logístico diferenciado de compra de abastecimento e oferecemos principalmente a força de uma rede que cresce de forma sustentada”, diz o empresário Martin.

O franqueado Esteban Tapias abriu a loja em janeiro de 2010. O apoio da rede começou pela escolha do ponto comercial. “Para o nosso tipo de negócio, não tinha nenhuma concorrência a nível de prestação de serviço de produtos de como nós prestamos”, diz o franqueado.

O desempenho da loja é medido com a ajuda de dezenas de indicadores comparativos com as outras lojas. E a unidade vai bem. Hoje vende para 120 clientes por dia. A franquia cresce 2,5% todo mês e Tapias quer abrir mais lojas. “Eu acho que isso tem um grande potencial.”

Franqueados como Tapias impulsionam a rede, que está em franco crescimento. E as metas são ousadas. Aumentar em seis vezes o número de lojas nos próximos anos. “Devemos chegar a 360 lojas até 2018, estamos realizando nessa visão, estamos em busca dessa visão”, diz Martin.
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