Gastronomia e turismo - Restaurantes de Santos se unem em promoções para atrair turistas.
Projeto prevê alta de 5% no faturamento dos 17 restaurantes envolvidos.
Restaurantes de Santos se unem em promoções para atrair turistas.

Programa Liga Gourmet é apoiado pelo Sebrae da cidade.

Projeto prevê alta de 5% no faturamento dos 17 restaurantes envolvidos.

Os restaurantes de Santos, no litoral paulista, fazem promoções conjuntas para atrair turistas do estado e até do exterior. Os clientes se divertem com o programa Liga Gourmet, apoiado pelo Sebrae de Santos, que mistura turismo e gastronomia. Com o projeto, os turistas podem passear na praia, conhecer uma das cidades mais antigas do Brasil e ainda comer bem.

Santos tem o maior jardim à beira-mar do mundo. São 288 mil metros quadrados de área verde e mais de cinco quilômetros arborizados. Nesse espaço, 17 restaurantes se uniram para atrair os turistas que visitam a região.

No centro da cidade, em um prédio construído em 1934, fica o restaurante do português José Paiva. É uma típica tasca lusitana, onde pessoas que não se conhecem dividem a mesma mesa.

“Quando a freqüência das pessoas na casa é mais assídua, elas acabam por se conhecer, por interagir, por se apresentarem, por conversarem. E acaba-se por se criar um ambiente agradável de amizade e até de família aqui na casa”, diz o empresário José Paiva.

O grupo cresceu e agora, cinco meses depois, tem 17 restaurantesLiga Gourmet
Paiva é um dos oito fundadores da Liga Gourmet. O grupo cresceu e agora, cinco meses depois, tem 17 restaurantes. O Sebrae ofereceu cursos para empresários e funcionários.

“Eles participaram de uma série de capacitações de gestão empresarial, relacionadas a finanças, marketing, administração, qualidade no atendimento, e também algumas oficinas e cursos de segurança alimentar. No caso o Programa Alimentos Seguros, o PAS”, diz Patrícia de Oliveira Silva, do Sebrae-SP.

No restaurante de José Paiva as mudanças começaram justamente pela cozinha. Com o PAS, os funcionários aumentaram os cuidados com a higiene. É obrigatório lavar e enxugar bem as mãos antes de preparar a comida e cada produto congelado ganha uma etiqueta com a data de armazenamento.

“Isso foi uma das coisas que nos foi passada pela nutricionista do Sebrae e serve para termos um controle na conservação dos alimentos”, diz Paiva.

Receitas de sucesso
O empresário nascido na Cidade do Porto, em Portugal, mora em Santos há 25 anos. Ele trouxe da terra natal as receitas servidas no restaurante, como o peixe Meca à moda 15.

“Ele é temperado no dia anterior ao dia de ser cozinhado. Ele é temperado com alho laminado, leva vinho branco seco, pimenta e limão. E, depois, é coberto com um molho português feito à base de azeite, salsinha, cebolinha. Muito gostoso”, afirma.

Outra receita de sucesso é o cozido a portuguesa, feito com todas as carnes da feijoada, cenoura, batata, repolho e cebola. “Cozido. Uma comida à portuguesa”, diz Américo Moreira, que é cliente do restaurante.

Clientela
Mais de cem pessoas almoçam aqui todos os dias. O empresário recebe os fregueses na porta. A espera por uma mesa é sempre bem recompensada.

“Por que o senhor faz suas refeições neste restaurante?”, pergunta o cliente Milton Soares. “Primeiro, a amizade que nós temos aqui com o Paiva. Segundo, o bom paladar da comida que ele nos apresenta. E depois, ainda estamos no centro da cidade, no centro velho, trazendo assim revitalização para esse centro que sempre foi bonito”, diz.

A meta da Liga Gourmet é aumentar o número de clientes das oito cidades mais próximas a Santos, como Bertioga, Peruíbe e GuarujáMeta
A meta da Liga Gourmet é aumentar o número de clientes das oito cidades mais próximas a Santos, como Bertioga, Peruíbe e Guarujá.

As empresas criaram uma cartela de prêmios para fidelizar a clientela. Funciona assim: quem faz uma refeição em oito restaurantes, pode voltar a todos eles de graça.

Para isso, basta carimbar a cartela sempre que for a um dos estabelecimentos. Ao preencher todos os espaços, o freguês ganha cheques que são trocados por refeições gratuitas.

“Com isso, ele acaba deixando o dinheiro na nossa região, aumentando o faturamento não só de um, mas também de todos os restaurantes que fazem parte da liga”, diz Patrícia, do Sebrae.

Divulgação
O Sebrae também divulga os restaurantes nos navios que chegam a santos com turistas estrangeiros. “Eu atendo aqui muitos japoneses, ingleses, franceses, argentinos, chilenos”, diz Paiva.

Enquanto eles almoçam, os empresários contam o lucro. “O projeto prevê um aumento no faturamento em 5% dos restaurantes que fazem parte do projeto. E também um aumento de 5% no número de pratos vendidos”, diz Patrícia, do Sebrae.
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