Bons negócios em alimentação vegetariana (alimentação vegana) - Pequenas empresas descobrem diversas oportunidades neste mercado.
Pequenas empresas descobrem diversas oportunidades neste mercado.
Alimentação natural cai no gosto dos consumidores e setor espera crescer 30% em 2011.

Pequenas empresas descobrem diversas oportunidades neste mercado.

Alimentação saudável é uma das tendências de bons negócios para 2011. E pequenas empresas descobrem diversas oportunidades neste mercado. A previsão é a de que o setor vai movimentar mais de US$21 bilhões no Brasil, até 2014.

Neste restaurante tudo é natural. A alimentação é vegana o que quer dizer que no cardápio não há nada de origem animal.

Adepto do veganismo, o empresário André Cantu abriu o restaurante há dois anos. Ele e a esposa Maria Del Pilar trabalham juntos no negócio.

“Alimentação vegana é uma alimentação que impacta pouquíssimo no meio ambiente, além de ser uma opção saudável, uma opção ética que respeita também a vida”, contou o empresário André Cantu.

Os empresários investiram R$70 mil para reformar o espaço, comprar equipamentos e montar a cozinha.

“No começo nós entregávamos de bicicleta e de moto refeições veganas e isso pra gente foi muito importante foi um balão de ensaio”, lembrou André Cantu.

A alimentação é a base de soja, cereais, legumes e verduras. Tudo fresquinho. Maria Del Pilar é quem prepara as refeições.

“Cada dia é um cardápio. A gente adotou isso também conforme a estação. Tem estações que tem um tipo de verdura, um tipo de alimento, outras não, então a gente vai adequando cada dia”, afirmou a empresária Maria Del Pilar.

Uma das especialidades da casa é o yakissoba. A receita é adaptada para a culinária vegana. No lugar da carne entra a proteína de soja.

Aqui são servidas cerca de 50 refeições por dia. Uma quantidade grande já que o espaço é bem pequeno. O restaurante do empresário André Cantu acomoda 10 pessoas e já é referência no bairro da Liberdade, em São Paulo. Entre as várias opções do cardápio a feijoada vegetariana é uma das preferidas dos clientes.

O prato custa R$15,50. Às quartas-feiras, de cada dez refeições montadas oito são de feijoada.

O empresário fatura R$15 mil por mês. A margem de lucro é de 30%. Desde que abriu o restaurante, André triplicou o número de clientes.

“No começo vinham pessoas aqui perguntar o que era comida vegetariana, que não sabiam. Hoje a preocupação não é essa. É assim: ‘É vegano? É orgânico?’ É isso que as pessoas querem saber”, explicou André.

A expectativa do setor é crescer 30% neste ano. Para o consultor de mercado Paulo Ancona a explicação está no aumento do número de pessoas que buscam uma alimentação mais saudável.

“São 28% de brasileiros, segundo uma pesquisa recente que pretende deixar de comer carne, ou pelo menos diminuir significativamente o consumo de carne. Isso leva o Brasil pra ser o segundo país onde mais cresce o número de vegetarianos somente atrás do Canadá. E esse mercado tem condição de crescer muitíssimo”, afirmou o consultor Paulo Ancona.

E esta empresa de alimentação natural dobrou a produção de granola em 2010. O empresário Ronaldo Duarte Passos é dono do negócio. Há cinco anos, investiu R$50 mil na compra de dois fornos, duas máquinas de embalar e uma seladora.

“Existe uma demanda pra esse segmento e são produtos que só beneficiam as pessoas melhorando a qualidade de vida do ser humano”, afirmou o empresário Ronaldo Duarte Passos.

Hoje a fábrica produz dez toneladas de granola por mês. A mistura leva farelo de trigo, aveia, soja e um xarope a base de açúcar mascavo e orgânico. Todo o preparo é misturado e depois vai ao forno. Por fim são acrescentadas as passas.

A empresa também compra e revende produtos como arroz integral, açúcar orgânico, flocos de milho, soja em pó e super fibras. Ronaldo Duarte Passos também importa 20 tipos de chás do Japão e sementes da Alemanha.

A empresa fatura R$80 mil por mês. A granola representa 30% deste total. O empresário vende os produtos para 50 lojas.

Este supermercado compra R$5 mil de produtos por mês.

“Quando nós começamos com esses produtos nós tínhamos um metro e meio de gôndola. Hoje eu tenho praticamente um corredor”, contou o gerente do supermercado Antonio Ferreira de Sousa.

Com a mudança dos hábitos alimentares dos brasileiros, o empresário espera crescer mais 30% este ano.

“Estar participando também com os consumidores, ver as necessidades. Existe a demanda. É uma questão de você participar bem próximo”, completou Ronaldo Duarte Passos.

Contato das empresas mostradas na reportagem:

Restaurante Broto de Primavera
Rua São Joaquim, 295 – Liberdade
CEP: 01508-000 – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3203-1340
www.brotodeprimavera.com.br

Moinho Special
Rua Pedro Santa Lúcia, 323 – Interlagos
CEP: 04815-250 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 5666-4498
www.moinhospecial.com.br

Supermercado Futurama
Praça Dom Francisco de Souza, 126 - Largo do Socorro – Santo Amaro
CEP: 04745-050 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 5524-2545

Paulo Ancona – consultor
Vecchi & Ancona
Rua Santa Justina, 352 11º andar – Vila Olímpia
CEP: 04545-041 - São Paulo-SP
Tel.: (11) 3841-9676
www.vecchiancona.com.br
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