Negócio de turismo - Turismo em Foz do Iguaçu gera bons negócios para quem se moderniza.
Cataratas recebem visitantes do mundo inteiro e melhorar o atendimento aos turistas é o objetivo.
Turismo em Foz do Iguaçu gera bons negócios para quem se moderniza.
Cataratas recebem visitantes do mundo inteiro e melhorar o atendimento aos turistas é o objetivo.
As Cataratas de Foz do Iguaçu recebem visitantes do mundo inteiro. Com a ajuda de um projeto, empresas da região investem em qualificação e modernização. O objetivo é melhorar o atendimento ao turista.
São oito horas da manhã e todos estão bem dispostos. O ônibus passa por três hotéis e a cada parada, mais turistas sobem. Eles vão conhecer as Cataratas do Iguaçu.
Um dos destinos turísticos mais visitados pelos estrangeiros no Brasil. Todo ano um milhão e meio de pessoas chegam do mundo inteiro para admirar esta paisagem.
Vem gente até do Japão para ver as Cataratas.
“No Japão, não existe. Não tem comparação até agora para mim. É lindo demais, mesmo”, contou o turista Satoshi Ogawa.
Quem trouxe os turistas para o Parque Nacional do Iguaçu foi a agência de Marcus Ciavaglia que vende 12 mil pacotes por ano.
“Nós conseguimos, nesses três anos, crescer na margem de 250%”, afirmou Marcus.
A agência de turismo é uma das 135 empresas participantes do projeto “Cataratas do Iguaçu e caminhos ao lago de Itaipu”. O programa é organizado pelo Sebrae e capacita hotéis, pousadas, bares, restaurantes e agências de turismo.
“Ele busca ampliar a atratividade que a gente tem na região turística Cataratas do Iguaçu e caminhos ao lago de Itaipu, trabalhando a competitividade das empresas e criando um ambiente favorável para que essas empresas se desenvolvam e possam evoluir”, comentou Ana Lúcia de Sousa, do Sebrae do Paraná.
O Parque Nacional tem uma área de quase 200 mil hectares. Aqui está um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas do mundo.
“Isso é divino, não é? Não tem explicação. É uma natureza linda, maravilhosa”, disse a turista Rosa Stefaniak.
As Cataratas do Iguaçu são finalistas da campanha mundial que vai escolher, até 2011, as novas sete maravilhas da natureza.
Os turistas têm a chance de conhecer as cataratas bem de perto e até ficar dentro delas.
Para o professor japonês Masaki Takagi, o passeio é uma grande aventura.
“Lugar incrível”, disse Masaki.
Os guias até perguntam: querem passear com ou sem banho? Mas nem precisam esperar a resposta.
O trabalho do Sebrae tem aumentado a permanência dos turistas em Foz do Iguaçu.
“O destino internacional que antes ficava em média um, um dia e meio, hoje já está em três, três e meio também para o turista nacional”, afirmou Ana Lúcia.
O empresário Marcus Ciavaglia montou uma grande estrutura na agência de turismo para captar cada vez mais clientes.
A estratégia foi investir em tecnologia. A empresa fez um site, colocou anúncios nos principais buscadores da internet e montou este call center. Num mês, o site recebe 200 mil acessos e os atendentes conversam com 10 mil pessoas.
O sócio de Marcus é o empresário Marcelo Valente. Ele idealizou o call center como uma ferramenta para vender outros serviços, além de pacotes turísticos.
“Principalmente o transporte para o turismo de compras em Ciudad del Leste. Nós temos transporte para os principais atrativos, temos locação de veículos, temos venda de vários ingressos”, comentou Marcelo.
A empresa de Marcus Ciavaglia montou estandes em 10 hotéis da cidade para atrair hóspedes que não têm passeios programados.
“Uma das estratégias nossas para abocanhar esses clientes que estão soltos, ou seja, que vieram por conta própria, e a gente estar nos hotéis e oferecer os nossos produtos”, contou Marcus.
O Sebrae tem duas metas principais: oferecer mais produtos turísticos e aumentar o faturamento das empresas em 10% ao ano. Para alcançar esses resultados, o projeto investe na qualidade.
“A concorrência é muito grande na área de turismo e as ofertas são muito grandes. Então é fundamental que todos os setores estejam trabalhando para que essa qualidade cada vez se eleve mais”, completou Ana Lúcia.