Mercado de fotografia - Fotos instantâneas geram bons lucros para empresários.
Criatividade é fundamental para se destacar no mercado de fotografia de eventos.
Fotos instantâneas geram bons lucros para empresários.
Criatividade é fundamental para se destacar no mercado de fotografia de eventos.
Tirar fotografias em eventos se tornou um negócio ainda mais lucrativo, para pequenos empresários. A moda agora são as fotos instantâneas, entregues na hora para os convidados. E elas fazem o maior sucesso nas festas.
O convidado faz pose, espera o click e depois de alguns segundos já pode ver a foto impressa. Os empresários Eduardo Grigaitis Gomes e Aline Bassi têm um negócio especializado em tirar fotos em eventos.
“Isso se deu em função de que a gente vinha observando esse mercado e vendo um potencial nesse mercado”, contou o empresário Eduardo Grigaitis Gomes.
Eles foram contratados para tirar fotos da festa de lançamento da temporada de pesca dos iates clubes do litoral paulista.
“Acho que é uma lembrança pra eles levarem pra casa, colocarem pregada num mural, num escritório”, afirmou Gustavo Santos, do Iate Clube de Ilha Bela.
Para se destacar num mercado concorrido como o de fotografia é preciso ter idéias. Em cada evento a empresa inova e trabalha temas diferentes sempre com a ajuda da tecnologia. Aqui, o cenário é verde. Um recurso que permite ao computador trocar o fundo da foto pela imagem que quiser. As fotos ganham molduras, desenhos e brincam com a imaginação.
“Com a vinda dessa nova tecnologia agora não tem mais limite. A gente consegue colocar as pessoas aonde elas imaginarem ou não. O grande barato é esse: a surpresa”, explicou a empresária Aline Bassi.
Para montar o negócio, os empresários investiram R$15 mil. Foram comprados um computador, impressora, luz e uma câmera profissional, com um transmissor sem fio, que passa as fotos clicadas direto para o computador. Isso agiliza o trabalho.
“Você tem que ser criativo para apresentar aos clientes sempre um produto novo, embora seja uma foto 10x15, mas a mecânica de chegar nela tem de ser nova a todo o momento”, disse Eduardo Grigaitis Gomes.
A empresa faz, em média, 20 eventos por mês. Os preços variam de R$1 mil a R$7 mil e dependem do número de fotos e do tempo de trabalho. O faturamento mensal é de R$200 mil.
“Eu vejo que a demanda cresce. As empresas embora já conheçam esse tipo de produto, esse tipo de ação, se fidelizam à ele. Acham que é uma ação que vale a pena”, completou Eduardo Grigaitis Gomes.
E os convidados se divertem com as fotos:
“Maravilhoso, uma grande idéia, muito feliz. Parabéns”, elogiou um dos convidados, Marco Fanucchi.
“Gostei. É uma boa maneira de provar que velejador também pesca”, completou Carlos Eduardo Souza e Silva, outro convidado.
E o empresário Marcio Rosemberg Beznos usa um processo diferente para tirar fotografias. Ele criou um totem de fotos instantâneas. É só a pessoa olhar para a câmera e a foto em seguida é impressa.
Para montar o negócio, o empresário investiu 500 mil reais em equipamentos, layout e parte gráfica. O totem funciona com um computador, uma máquina fotográfica e impressora. Depois de montado, ele recebe uma capa personalizada com o tema escolhido pelo cliente.
“Nós identificamos uma grande chance de entrar num nicho que não estava muito profissionalizado no Brasil e oferecer uma solução nacional para as grandes empresas”, afirmou o empresário Márcio Rosenberg Beznos.
Hoje, o empresário tem 15 totens para atender uma média de 50 clientes por mês. O faturamento mensal da empresa é de R$200 mil. Com o sucesso, Márcio Rosemberg Beznos transformou o negócio em franquia. E ele já tem 15 franqueados espalhados pelo Brasil.
O empresário Jader Lima é um deles. Há dois anos, ele investiu R$100 mil e recebeu 2 equipamentos completos. O empresário paga uma taxa mensal de R$500 de publicidade e 20% de royalties sobre o faturamento. A margem de lucro é de 50%.
“O meu retorno foi bem rápido, em 6 meses, eu retornei o investimento de R$100 mil e a gente pôde ir reinvestindo em novas máquinas, em estrutura em tudo isso”, contou o franqueado Jader Lima.
A festa de 15 anos de Ana Holanda Ferreira foi comemorada com muitas fotos.
“Você pode ficar tirando foto na hora e imprime na hora e é muito divertido tirar foto”, disse a aniversariante Ana Holanda Ferreira.
O pai de Ana investiu R$2 mil no serviço. Ele alugou o totem de fotos instantâneas do empresário Márcio Beznos. E a recordação do aniversário valeu à pena.
“É uma máquina que consegue aproximar as pessoas. As pessoas chegam numa festa já começam a entrar no clima”, explicou o pai da aniversariante, Marcos Antônio Ferreira.
“O sucesso da máquina sem dúvida é a interatividade. As pessoas interagem com ela. Recebem a foto em apenas oito segundos. Elas vão pro email, então é muito divertido. Todo mundo chega, se tem cinco pessoas, a gente imprime cinco fotos em questão de segundos, então todo mundo se diverte junto”, completou Márcio Beznos.
Fotos instantâneas em festas e eventos geram bons lucros para pequenos empresários.